O Esporte Clube Bahia, por meio de seu observador técnico, Aldísio Júnior, concluiu a avaliação de base realizada no dia 5 de novembro, no Estádio José Teixeira Santos (Arena do Guerreiro), em Pedro II. A atividade, que ocorreu em parceria com o time local 11 de Agosto, avaliou mais de 100 crianças de Pedro II, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Domingos Mourão e cidades vizinhas, nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
Alguns atletas demonstraram potencial e foram aprovados nesta primeira fase. Os jovens selecionados seguirão para uma segunda etapa de testes, onde serão novamente avaliados, os atletas que forem aprovados nessa segunda etapa, irão compor a base do clube baiano. O Clube 11 de Agosto, parceiro na organização, ainda não divulgou a lista oficial dos nomes aprovados.
A iniciativa reforça o processo de captação de talentos do Bahia na região e mobiliza o futebol de base do município.
O processo de avaliação já tem precedentes recentes. Em junho deste ano, o jovem atleta Ryan Barros, da equipe 11 de Agosto, havia se destacado no Campeonato Piauiense Sub-11. Seu desempenho resultou em um convite anterior para que o jogador realizasse testes nas categorias de formação do Esporte Clube Bahia, que integra o Grupo City, e passará a integrar as categorias de base do clube em janeiro de 2026.