A APLA – Academia Pedro-segundense de Letras e Artes participou dia 06 de dezembro próximo passado do “II Encontro de Academias de Letras do Piauí”. O evento foi promovido pela APL-Academia Piauiense de Letras, e dele participaram as seguintes academias: ALERP – Academia de Letras da Região de Picos, APAL (Academia Parnaibana de Letras), ALVAR (Academia de Letras do Vale do Riachão), ACALE (Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras), ALBEARTES (Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba), ALLMA (Academia de Letras e Línguas Nativas Altoense), ALLCHE (Academia Longalense de Letras, Cultura, História e Ecologia, ALEAMA (Academia de Letras e Cultura de Amarante), AML (Academia Miguel-Alvense de Letras), ALVAL (Academia de Letras do Vale do Longá), AFL (Academia Freitense de Letras, Ciências e Artes), ATL (Academia Teresinense de Letras), ALMP (Academia de Letras do Médio Parnaíba) e APLA (Academia Pedro-segundense de Letras e Artes).
Na oportunidade foram lançados mediante uma parceria entre a APL e a Secretaria de Educação do Estado do Piauí cerca de vinte títulos, dentre eles, a antologia “Rio Abaixo, Sertão Arriba” organizada pelo vice-presidente da APL, professor Fonseca Neto.
Os acadêmicos da APLA Aldenira Martins, Pedro Barros e Ernâni Getirana tiveram textos seus publicados na citada antologia.
Segundo palavras do organizador, “A antologia Rio Abaixo, Sertão Arriba corresponde ao esforço da Academia Piauiense de Letras em valorizar as produções oriundas das demais academias do Piauí, instituições valorosas que contribuem com a promoção da cultura escrita estadual”.
A APLA participou ativamente do evento, que teve lugar no Auditório Prof. Wilson de Andrade Brandão (que foi acadêmico da APL), e contou com uma delegação composta pelos seguintes acadêmicos e acadêmicas: Aldenira Martins, Lousinha Viana, Marlene Rodrigues, Marina Campelo, Margarete Gomes, Rosa Lima, Zeneide Campelo, Afonso Celso, Pedro Barros, Raimundo Silva, Wilson Brandão e Ernâni Getirana (presidente).
A condução impecável da atual presidente da APLA, Fides Angélica, assessorada por uma plêiade de acadêmicos e acadêmicas, dentre eles/elas Zózimo Tavares, Elmar Carvalho, Carlos Evandro, Dilson Lages, Socorro Rios, dentre outros e outras, foi um marco nas letras piauienses.
.Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É o autor, dentre outros livros, de “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. E “História, Geografia e Literatura de Pedro II, Piauí” (no prelo). Escreve para este portal aos sábados.