O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, aparece entre os nomes mais bem avaliados para assumir o Ministério da Segurança Pública no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.
Um dos principais apoiadores do nome de Chico Lucas é o atual presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, Jean Nunes, secretário de Segurança Pública da Paraíba, que teria feito a indicação pessoalmente. O secretário piauiense também é bem visto pelo ex-presidente do conselho, Sandro Avelar, que chegou a ocupar o cargo de diretor-executivo da Polícia Federal durante o Governo Jair Bolsonaro.
Entre os argumentos apresentados pelos defensores de Chico Lucas estão os resultados obtidos à frente da Segurança Pública no Piauí, área que deve ocupar posição central no debate político nacional, especialmente com a aproximação do período eleitoral. A avaliação é de que os indicadores da gestão pesam favoravelmente para sua eventual indicação.
Além do desempenho técnico, o fator político também entra no cálculo. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Chico Lucas é aliado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e sua nomeação poderia funcionar como uma forma de acomodar setores do partido que defendem a presença de um aliado direto no comando da pasta.
Outros nomes
Além de Chico Lucas, também são citados como possíveis candidatos ao cargo Wellington César, ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência e nome defendido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, um dos homens de confiança do presidente Lula.