A advogada e empresária Anária Pereira, de Pedro II, será homenageada nesta quarta-feira (23) durante o evento “Os 50 Advogados e Advogadas Previdenciaristas Mais Citados do Piauí”, que reúne profissionais da advocacia previdenciária em reconhecimento à atuação desenvolvida no estado.
Fundadora do escritório Anária Pereira Advogados Associados, a profissional iniciou sua trajetória na advocacia em 2020. No início da carreira, ainda sem a estrutura que possui atualmente, Anária deu os primeiros passos na construção de um projeto profissional voltado à atuação jurídica.
“Antes de existir um nome sendo chamado em um palco, existiu uma mulher que teve coragem de começar. Quando olho para tudo o que construímos, penso muito naquela Anária de 2020. Eu não tinha certeza de que daria certo. Eu tinha um sonho, fé e disposição para trabalhar muito por ele”, afirma.
Com sede em Pedro II, o escritório ampliou sua estrutura ao longo dos últimos anos, com a formação de uma equipe e a expansão de sua atuação. O Direito Previdenciário passou a ser o principal campo de atuação do escritório e uma área importante na trajetória profissional de Anária.
Além da advocacia, a profissional passou a desenvolver atividades relacionadas à gestão, liderança e desenvolvimento de equipes, compartilhando experiências construídas a partir de sua atuação no próprio escritório.
Para Anária, a homenagem representa não apenas uma conquista individual, mas também o resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto com a equipe, os clientes e os familiares.
“Chegou um momento em que o ‘eu’ virou ‘nós’. Hoje existe uma equipe inteira por trás desse nome. Existem profissionais que acreditam diariamente nesse projeto, clientes que confiaram suas histórias ao nosso trabalho e uma família que acompanhou cada fase dessa construção. Eu vou subir ao palco, mas essa conquista pertence a muitas pessoas”, afirma.
Ao recordar o início da carreira e o reconhecimento alcançado em 2026, a advogada destaca a importância de ter persistido diante das incertezas dos primeiros anos.
“Se eu pudesse encontrar a Anária que estava começando em 2020, eu diria apenas: continue. Você ainda não faz ideia do que Deus está preparando.”
A homenagem desta quarta-feira marca mais um capítulo da trajetória profissional da advogada, que afirma enxergar o reconhecimento como parte de um caminho ainda em construção.
“Para a mulher que eu fui em 2020, obrigada por ter tido coragem de começar. Para a mulher que sou hoje, continue. Porque isso também é só o começo”, afirma Anária.