A Pega de Boi no Mato, evento que celebra a tradição secular do vaqueiro, será realizado neste sábado, 28 de maio, nas residências da Dona Altina Uchôa e do Senhor Francisco Carneiro na Localidade São Luis, zona rural de Pedro II. Expectativa é de participação de até 4 mil pessoas.
Em Pedro II e região ainda é comum encontrar homens vestidos de couro, guiando a boiada, ou correndo atrás dos animais desgarrados. O manejo com os bovinos é de responsabilidade do vaqueiro e, no estado, esse trabalho rural é passado de geração em geração.
Após dois anos parado por causa da pandemia de covid-19, o evento volta a ser realizado no dia 28 de maio. Dona Altina Uchôa, que é uma das organizadoras da festa e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro II, lembra que o evento já reuniu mais de quatro mil pessoas em edições anteriores. Para ela, é uma alegria receber tantos vaqueiros em sua residência. "Eu tenho muito orgulho do meu filho que é vaqueiro e como aqui em casa sempre foi movimentado, o evento veio para agregar mais ainda as pessoas. Aqui participam vaqueiros do Piauí e do Ceará e a gente oferece aos participantes café da manhã, almoço e muito forró".
O senhor Francisco Carneiro, mais conhecido como "Teixeira", que também é vaqueiro e organizador do evento, chama todos os vaqueiros da região para participar da atividade cultural. " É uma alegria muito grande receber os amigos depois desses anos difíceis por causa da pandemia. Mas, com quase todo mundo vacinado, a gente pode se confraternizar de novo e celebrar a nossa cultura”, conta.
O evento terá início às 7h com café da manhã na casa da Dona Altina. Às 8h será realizado um momento de oração em homenagem aos vaqueiros e colaboradores da ação que morreram nesses últimos anos. Em seguida começa as inscrições da Pega de Boi no Mato e, ao término da competição, haverá um almoço para os vaqueiros e em seguida a premiação do 1°,2° e 3° colocados. Também terá um concurso de Forró com premiação para o melhor casal. A animação ficará por conta do cantor Naldo Tigrão e Banda, de Pedro II, e Manoel Rock e os incansáveis, de Santa Teresa - Ceará.
PEGA DE BOI NO MATO
A tarefa é secular. Pegar o boi dentro do mato fechado. Por cima de pau e pedra, enfrentando cipós e mandacarus, a Pega de boi no mato é um esporte que vem sendo praticado na zona rural de Pedro II. Tem conquistado cada vez espectadores e amantes de cavalos.
Na hora que dispara o cronômetro, com seu cavalo vistoso e em alta velocidade, o vaqueiro entra na vegetação.
A meta é cortar a "marra do boi" (que é um cordão colocado no pescoço do animal, fino para facilitar a retirada pelo vaqueiro e não maltratar o animal) quem fizer isso mais rápido, vence a disputa.
Esta figura histórica, apesar dos seus grandes feitos, ainda é marginalizada e como diria Luiz Gonzaga "esquecido nas quebradas do sertão", mas na Pega de boi no Mato ,o vaqueiro é protagonista e dono da festa.
Contato para mais informações: (99) 98403-7603/ jornalista Laudicéia Uchôa.