Geral Covid-19
Covid-19: vacinação com a quarta dose em Pedro II não chega a 5%; menor taxa do estado
Cerca de 16 municípios não chegaram atingir nem mesmo 10% do público vacinado com a segunda dose de reforço.
08/08/2022 11h31 Atualizada há 3 anos
Por: Cleber Araújo Fonte: Cidade Verde

 

 

Considerada essencial para conter o avanço da Covid-19, o estado possui apenas 7 municípios que atingiram mais de 60% da população vacinada com a 4ª dose, também conhecida como a segunda dose de reforço, contra a Covid-19, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi).

No estado a 4ª dose está sendo aplicada atualmente para pessoas com mais de 18 anos. O percentual de 60% da população vacinada é considerado o valor mínimo para diminuir consideravelmente a transmissão da doença.

Esse mesmo percentual já foi usado pelo Governo do Piauí, em relação à aplicação da primeira dose de reforço, para poder liberar nos municípios o uso de máscara em ambientes fechados. Com o recente aumento de casos, a situação mudou, e o atual decreto torna obrigatório o uso desse material em ambientes fechados para todos os municípios.

Para incentivar a vacinação da 4ª dose, o atual decreto em vigor no estado determina a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação com esquema vacinal completo, com as doses reforço, no âmbito dos órgãos públicos estaduais, seguindo o calendário de vacinação.

O Piauí ainda está longe de atingir o ideal, já que apenas 25,9% da população já recebeu a quarta dose, ou seja,  mais 609 mil pessoas. Ainda faltam 74,1% para serem vacinados, o que representa mais de 1,7 milhão de pessoas.

Apenas sete municípios conseguiram atingir mais de 60%, sendo que dois deles estão se destacando, pois atingiram mais de 80%.

Municípios que atingiram mais de 60%:

Cerca de 16 municípios não chegaram atingir nem mesmo 10% do público vacinado com a segunda dose de reforço. São eles: