Nesta segunda-feira (03/04), a cidade de Pedro II registrou a maior chuva do ano na zona urbana, com 91mm de precipitação, de acordo com dados do pluviômetro do Bairro Cristo Rei. Durante o de março deste ano Pedro II teve um aumento significativo de chuvas em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 465mm contra 301mm anteriormente. No entanto, o total de chuvas neste ano de 2023, que foi de 823mm, está abaixo dos 909mm registrados durante o primeiro triênio de 2022, principalmente devido ao mês de janeiro, que ficou abaixo da média. Os dados foram fornecidos pelo Profº Hélbio Horacyo.
Diante dessa situação, a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Pedro II, a Superintendência de Trânsito (STRANS), a Guarda Civil Municipal (GCM) e demais secretarias da área emitiram alertas à população em geral. O aviso é para que os visitantes e turistas não saiam de casa para atividades ou passeios turísticos, principalmente em locais de risco com fortes corredeiras de água, como lagos, lagoas, riachos, rios e cachoeiras. Essas áreas devem ficar interditadas enquanto perdurar o período de risco às pessoas e o estado de calamidade pública.
Além disso, Pedro II está sob alerta amarelo do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) para o risco de grande volume de chuvas e temporais na região. Isso se deve à existência de um canal de umidade ativo e posicionado sobre a costa Norte do Nordeste, que abrange o Piauí, pela Zona de Convergência Intertropical. Esse é o gatilho para os temporais esperados pela previsão do tempo, conforme mostram as imagens de satélite com precisão, indicando a região sob risco de temporais, com precipitações acima de 50mm.
Apesar disso, é importante ressaltar que todos os açudes e barragens da região já atingiram suas capacidades máximas e estão transbordando, com exceção do Açude Joana, que está com 51,33% de sua capacidade hídrica total, devido a um vazamento na parede do reservatório. Isso tem gerado preocupação quanto à segurança hídrica das famílias da zona urbana de Pedro II, que recebem água canalizada via Agespisa - Águas e Esgotos do Piauí S. A. As informações são do Sales Neto – Equipe de Jornalismo da Rádio Matões FM.
Por fim, todas essas informações foram coletadas com base em monitoramento da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (SEDEC). É importante que a população de Pedro II esteja alerta e tome as precauções necessárias para minimizar os riscos de desastres naturais, principalmente em tempos de grande volume de chuvas como este.
Local do vazamento no Açude Joana - Imagem - Rádio Matões FM: