A partir do dia 15 de março, os piauienses que irão emitir seu documento de identificação terão o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como base, ou seja, os números do Registro Geral (RG) e do CPF serão os mesmos. A novidade faz parte das mudanças propostas pelo decreto federal 10.900/2021, que visa a unificação de todos os documentos e também propõe um novo modelo para a identidade.
Neste primeiro momento, o diretor do Instituto de Identificação João de Deus Martins, Juarez Gonçalves de Carvalho, disse que haverá a unificação dos números e o cadastro digital da assinatura, biometria e reconhecimento facial. Até o momento, as pessoas têm que levar uma foto 3x4 para colar na cédula de identidade e assinar no próprio documento.
Ele ressaltou a importância da unificação dos números de RG e CPF para coibir fraudes e integrar os sistemas com outros órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) e até órgãos federais.
“Esse é um passo importante para que tenhamos um RG com número nacional e para a unificação nacional dos bancos de dados dos Estados, e possibilitando integração com outros órgãos como a Receita Federal e TSE”, avaliou.