
Um piauiense está internado em um hospital na cidade de Kharkiv, na Ucrânia, a cerca de 489 quilômetros da capital, Kiev. Em entrevista exclusiva ao MeioNews nesta quinta-feira (22), ele relatou que foi ao país para lutar na guerra contra a Rússia, mas acabou sendo hospitalizado após contrair hipotermia há quatro dias.
O piauiense é Ronaldo da Silva Ferreira, de 35 anos, natural de Pedro II (PI). Ele contou que costumava viajar em cruzeiros comerciais, onde conheceu ucranianos em 2022. Com o início dos combates, decidiu apoiar a Ucrânia.
“Estou na Ucrânia, estou lutando pela Ucrânia. Tem exatamente quatro dias que saí de uma missão com hipotermia e estou no hospital [...] estou há três meses, minha família são colegas, tem outro piauiense, eu sou de Pedro II, e ele é depois de Teresina. No momento, a baixa está muito grande, está morrendo um brasileiro por semana, a última missão que eu saí, teve um dos rapazes colombianos que um drone pegou ele, teve um problema na perna, quebrou as pernas, tinha um brasileiro que caiu numa armadilha de drone. Eu estou no hospital por conta da hipotermia, entrei em contato com água dentro de um túnel, molhei os pés e, quando saí, estava 11 graus negativos e tive que sair às pressas, pois, se congelar os pés, é só cortando, e aqui acontece muito isso”, disse o piauiense ao MeioNews.
UCRÂNIA X RÚSSIA
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou em fevereiro de 2022, quando forças russas lançaram uma invasão em larga escala ao território ucraniano. O principal motivo apontado foi a tentativa de impedir a aproximação da Ucrânia com a OTAN.
O número estimado de mortos na guerra é incerto, mas, conforme a imprensa internacional, são milhares. O conflito segue sem previsão de término, com fortes impactos humanitários e econômicos.
Questionado sobre o motivo que o levou a decidir combater na guerra, o piauiense respondeu:
“Na época, eu vi algumas postagens falando das pessoas que estavam morrendo e da forma que foi vista. A Ucrânia é um país que ninguém conhecia até começar essa guerra. Eu trabalhava em navio de cruzeiro e encontrei colegas em navios, e aí eles relataram, eu estava com eles quando começou a guerra, e eram pessoas boas, eles são muito pobres, e devido à Rússia, eu tinha colegas, e eu me senti ali, naquela obrigação de vir para ca, e hoje aqui há 3 meses”, disse o piauiense.
Durante a entrevista, Ronaldo afirmou estar em um hospital com três ucranianos e um colombiano, que ficou ferido devido ao impacto de uma bomba.
O QUE É HIPOTERMIA?
A hipotermia é uma condição grave que ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do normal, podendo ser causada pela exposição prolongada ao frio. O organismo passa a perder calor mais rapidamente do que consegue produzir, o que compromete o funcionamento dos órgãos.
Agricultura Familiar Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II convoca associados para assembleia geral nesta sexta-feira
Desaparecido Pedrossegundense está desaparecido há oito meses em São Paulo e família segue em busca de informações
Senasp Pedrossegundense Chico Lucas é confirmado como Secretário Nacional de Segurança Pública Mín. ° Máx. °