Quinta, 28 de Março de 2024
°

Saúde Urgente!

COE decide liberar uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos no Piauí

A flexibilização foi aprovada por unanimidade.

25/03/2022 às 11h38
Por: Cleber Araújo Fonte: Cidade Verde
Compartilhe:
COE decide liberar uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos no Piauí

 

 

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do governo do Estado acaba de aprovar a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos, em todo o estado do Piauí. A flexibilização foi aprovada por unanimidade. 

Na reunião desta sexta-feira (25), os membros do COE decidiram manter a obrigatoriedade do item de proteção em ambientes fechados e para as pessoas imunossuprimidas.

O governador Wellington Dias (PT) vai acatar a decisão dos membros do COE e deve baixar um decreto nas próximas horas regulamentando a liberação da máscara. 

A decisão pela liberação do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos foi tomada após análise criteriosa dos dados da pandemia, que apresentaram o Piauí com índices favoráveis. “Nunca estivemos em uma situação tão favorável, nesses dois anos de pandemia. Estamos em um momento privilegiados em comparação aos demais estados do Nordeste. Todos os indicadores estão em uma fase verde, como nos apresentou o Dr. José Noronha. Hoje nesta última reunião, junto do COE, estou muito lisonjeado e contente com nossa população, que nos ajudou também, seguindo as medidas dos decretos e tomando à vacinas, e esses números são um reflexo”, disse o secretário de Saúde, Florentino Neto.

Outra novidade é a liberação de eventos com até 80% da capacidade de público em ambientes fechados, e a liberação de até 100% do público em locais abertos. 

O COE mantém a exigência do passaporte de vacinação e da terceira dose. 

Além do secretário de Saúde, Florentino Neto, participam da reunião na manhã desta sexta-feira a coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, a vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, Leopoldina Cipriano, e os médicos Alderico Tavares e José Noronha. 

Ainda na reunião da manhã de hoje, o Comitê de Operações Emergenciais aprovou a quarta dose da vacinação para idosos acima de 60 anos, imunossuprimufos e profissionais de saúde.

A reunião desta sexta-feira é a última de Florentino Neto à frente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  Ele se afasta do cargo no próximo dia 31 de março, para concorrer ao cargo de deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.