
Na manhã desta quinta-feira (02), um homem de iniciais L.C.R., um dos principais alvos da oitava fase da operação integrada de combate a uma organização criminosa com atuação no município de Pedro II, foi preso no bairro Madureira, na cidade do Rio de Janeiro.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio de equipes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói, em ação integrada com a Polícia Civil do Piauí. O investigado é apontado como integrante do núcleo financeiro da organização criminosa.
A captura é um desdobramento da oitava fase da operação, deflagrada na última terça-feira (30), quando foram cumpridos mandados judiciais nos estados do Piauí, Ceará e Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular a estrutura do grupo criminoso com atuação em Pedro II.
Segundo as investigações, L.C.R. era responsável pela movimentação de milhões de reais em benefício da organização, atuando na ocultação e na lavagem de recursos provenientes de atividades ilícitas. Ele também é primo de J.R.S.R., conhecido pelos apelidos de "Carioca" e "Canindé", apontado pelas autoridades como líder da organização criminosa.
O coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), delegado Charles Pessoa, destacou que a prisão reforça a importância da integração entre as forças de segurança no combate ao crime organizado.
"As organizações criminosas atuam de forma interestadual e, por isso, o enfrentamento precisa ocorrer da mesma maneira. Essa prisão é resultado da integração entre as polícias e do compartilhamento de informações de inteligência, permitindo que as investigações avancem além das fronteiras e alcancem integrantes que desempenham funções estratégicas dentro dessas estruturas criminosas. Essa atuação conjunta tem sido fundamental para enfraquecer e desarticular essas organizações", afirmou.
Responsável pela investigação, o delegado Agenor Júnior ressaltou que a prisão representa um avanço significativo para a operação.
"Essa prisão representa um avanço importante para a investigação que conduzimos há anos. O trabalho de inteligência permitiu identificar a atuação do núcleo financeiro da organização criminosa, responsável por movimentar recursos provenientes de atividades ilícitas e dar suporte à estrutura do grupo. A integração entre as polícias do Piauí e do Rio de Janeiro foi decisiva para localizar e capturar um dos investigados mais relevantes desta fase da operação", destacou.
A ação contou com a participação das forças de segurança do Piauí e do Rio de Janeiro, além do apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reforçando o trabalho integrado no combate às organizações criminosas com atuação interestadual.
P2 Play! DRACO realiza 8ª fase de operação e cumpre prisões em Pedro II, Ceará e Rio de Janeiro; confira!
Prisão Homem é preso em Parnaíba por feminicídio acontecido em Pedro II em 1997
Operação SSP deflagra 8ª fase de operação contra organizações criminosas Mín. ° Máx. °