Um adolescente, identificado pelas iniciais M.U.S, 14 anos, natural da Vila Kolping/Pedro II, morreu, por volta das 12h deste sábado, 07, vítima de dengue hemorrágica no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. A morte do adolescente gerou forte comoção no município de Pedro II.
No Piauí, os casos de dengue já aumentaram cerca de 489% em relação ao mesmo período de 2021. Até o momento, mais de 1.700 casos da doença foram notificados. Em todo o ano passado, foram cerca de 1400. A transmissão da dengue acontece pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com a comunidade médica, a dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave. Os sintomas podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico por meio de exame de sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas variam de dores nas articulações, dor de cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC até os estágios mais graves como problemas neurológicos e hemorragias.
Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e amigos.
Mín. ° Máx. °