Quinta, 28 de Março de 2024
°

Saúde Covid-19

COE determina volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados no Piauí

A decisão é motivada pelos recentes aumentos dos casos de covid-19 na capital e no interior do estado.

14/06/2022 às 13h27
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
COE determina volta do uso obrigatório de máscara em locais fechados no Piauí

 

 

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deliberou em reunião, na noite desta segunda-feira (13), pela volta do uso obrigatório de máscara em ambientes fechados no Piauí. A decisão é motivada pelos recentes aumentos dos casos de covid-19 na capital e no interior do estado.

Além do aumento de casos, os membros do COE também apontaram na reunião o aumento da subnotificação, motivada principalmente pelo início da comercialização de auto testes em farmácias da rede privada.

A Governadora Regina Sousa (PT) já foi comunicada sobre as novas deliberações e deve emitir um decreto nas próximas horas com as novas medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.

“Ontem discutimos essas novas orientações como uma medida de contenção do avanço da Covid-19, que vem apresentando uma alta nos casos em todo o país, e ficou acordado a volta da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, além de outras determinações, que foram decididas na reunião”, disse o secretário estadual de Saúde, Neris Júnior. 

A flexibilização do uso de máscara em ambientes fechados estava em vigor no Piauí desde o dia 12 de abril, nos municípios com percentual mínimo de 60% da população vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19.

Na reunião de ontem, os membros do COE também emitiram uma recomendação específica para escolas e universidades, que devem reforçar as medidas de isolamento caso haja registro da doença.

Durante o encontro, também ficou definido o retorno do programa busca ativa, para localizar e isolar novos casos de covid-19, principalmente nos municípios onde houve aumento no número de registros. Os municípios também devem passar a receber uma maior quantidade de testes.

"A Sesapi já liberou para o município de Teresina mais 30 mil testes, e vamos está enviando às demais cidades. Também estaremos reforçando as ações do Programa Busca Ativa nos municípios e atuando junto as escolas e universidades para que os mesmos realizem o isolamento de profissionais e alunos que estejam contaminados”, pontuou o secretário. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.