Quinta, 28 de Março de 2024
°

Saúde Em alta...

Índice de testes positivos para Covid volta a crescer no Piauí, aponta Fiocruz

Apesar do crescimento da taxa, o valor ainda é considerado baixo, menor que 5%, e se mantém no verde.

15/06/2022 às 09h57
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Índice de testes positivos para Covid volta a crescer no Piauí, aponta Fiocruz

 

 

A taxa de positividade para casos de Covid-19 registrou um aumento no Piauí. De acordo com o painel do Grupo de Pesquisa de Análise de Saúde, da Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fiocruz, nessa última semana, o índice de positividade dos testes RT-PCR subiu de 1,68% para 4,57% no Laboratório Central do Piauí (Lacen).

Apesar do crescimento da taxa, o valor ainda é considerado baixo, menor que 5%, e se mantém no verde. Atualmente, a cada 100 testes realizados no laboratório, 4 dão resultado positivo.

Entretanto, os pesquisadores apontam que os aumentos consecutivos do índice de positividade para Covid-19 indicam a necessidade do retorno de medidas de proteção individual, como o uso de máscara, especialmente em ambientes fechados, locais com grande aglomeração de pessoas, instituições de ensino, em serviços de saúde, transporte público, entre outros.

Além disso, o levantamento também destaca a capacidade do Sistema de Saúde. Atualmente, o Piauí está com uma ocupação moderada de 31,13%.

Desde o dia 07 de junho, o painel mostra que esse índice, que representa a utilização média de leitos clínicos e leitos de UTI, vem aumentando e ultrapassando a faixa verde que é de 25% de ocupação. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.