Terça, 16 de Agosto de 2022
30°

Poucas nuvens

Pedro II - PI

Geral Preocupante!

Morte misteriosa de centenas de pássaros preocupa moradores da zona rural de Milton Brandão, PI

"Cemitério de pássaros"

28/07/2022 às 08h00 Atualizada em 29/07/2022 às 14h49
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Morte misteriosa de centenas de pássaros preocupa moradores da zona rural de Milton Brandão, PI

 

 

Um evento raro de morte misteriosa de pássaros está atualmente varrendo diversas regiões da zona rural de Milton Brandão, principalmente a localidade Bom Principio. Ainda não se sabe se as mortes em massa são causadas por uma doença, condições climáticas ou outro fator.

O que sabe por enquanto é que, o caso começou a ser notado há pouco mais de quinze dias, em uma região isolada a cerca de 10KM da localidade, e neste período, os moradores já encontraram vários pássaros mortos as margens dos rios: Catanduva, Jaburu e Capivara. Segundo relatos de moradores, os primeiros animais que foram encontrados mortos na mata foram os columbídeos (pombas), recentemente outras espécies, como juriti e columbina (rolinha), também foram atingidas e são encontrados mortos com facilidade.

A maioria dos casos foram registrados às margens dos rios, as aves tomam água e morrem minutos após tentar levantar voo. É possível, que a doença ou condição que vem causando a morte misteriosa dos pássaros esteja afetando a saúde neurológica das aves, já que muitas delas foram vistas perdendo o equilíbrio e tremendo de uma forma que poderia indicar convulsões.

O número de animais mortos é incalculável e os moradores afirmam nunca terem visto nada parecido e temem quanto ao futuro das espécies na região, além disso, as localidades próximas ainda utilizam técnicas de caça e pesca para a sobrevivência e a falta de respostas para este fenômeno vem assustando os moradores, que solicitam estudos detalhados para detectar o que estaria provocando esta centena de mortes na fauna local.  A região fica nas proximidades do local dos grandes incêndios registrados em setembro do ano passado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.