Sexta, 07 de Outubro de 2022
33°

Poucas nuvens

Pedro II - PI

Política Eleições 2022

TRE-PI recebeu 6 pedidos de candidatura ao governo do Piauí; prazo encerra nesta segunda (15)

O prazo para registro da candidatura encerra nesta segunda, conforme a legislação eleitoral.

15/08/2022 às 10h00
Por: Cleber Araújo Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
TRE-PI recebeu 6 pedidos de candidatura ao governo do Piauí; prazo encerra nesta segunda (15)

 

 

Até as 8h desta segunda-feira (15), seis partidos, coligações e federações partidárias apresentaram seis candidatos ao governo do Piauí junto ao Tribunal Regional Eleitoral. O prazo para registro da candidatura encerra nesta segunda, conforme a legislação eleitoral.

O prazo para o registro de candidatura online encerrou às 8h. Presencialmente, os candidatos têm até as 19h para a entrega de documentos necessários.

Para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o pedido de candidatura deve ser enviado à Justiça Eleitoral do estado no qual o candidato se apresenta. No Piauí, até o momento, há cinco candidatos ao Senado, 146 a deputado federal e 163 a deputado estadual.

No caso de candidatos à Presidência, o registro tem que ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, houve 12 pedidos de candidatura.

Antes do registro, os nomes foram escolhidos em convenções partidárias (reunião de filiados), etapa que se encerrou no dia 5.

No pedido de candidatura, deve ser apresentado, entre outros documentos, a declaração atual de bens e comprovante de escolaridade. Com o registro, os candidatos ganham o direito a um CNPJ próprio para a campanha, o que abre caminho para a arrecadação de recursos e o pagamento despesas.

Confira a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao governo do Piauí que já registraram candidatura no TRE:

  • Coronel Diego Melo (PL)
  • Geraldo Carvalho (PSTU)
  • Gustavo Henrique (Patriota)
  • Madalena Nunes (PSOL)
  • Rafael Fonteles (PT)
  • Sílvio Mendes (União Brasil)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.