Sexta, 29 de Março de 2024
°

Geral Milton Brandão

Exames preliminares detectam vírus do Nilo Ocidental em aves encontradas mortas em Milton Brandão, PI

Análises mais aprofundadas e específicas serão realizadas pelo Instituto Evandro Chagas.

23/08/2022 às 13h58 Atualizada em 23/08/2022 às 14h56
Por: Cleber Araújo Fonte: G1 / Cidade Verde
Compartilhe:
Exames preliminares detectam vírus do Nilo Ocidental em aves encontradas mortas em Milton Brandão, PI

Exames preliminares detectaram material genético correspondente ao vírus do Nilo Ocidental nas aves silvestres encontradas mortas em Milton Brandão, Norte do estado. As análises foram realizadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI).

"Os exames apontaram infecção por flavivírus [um tipo de vírus] que podem trazer várias doenças, inclusive, a Febre do Nilo. No entanto, ainda não podemos fechar, pois o flavivírus tem várias patologias que se assemelham ao vírus da Febre do Nilo. A gente está nos ensaios", explica os outros exames do Instituto Evandrogas para saber do que eles estão contaminados", explica Maria Amélia.

Em julho e agosto deste ano, centenas de pássaros foram encontrados mortos próximo a um poço d'água nos municípios circunvizinhos de Milton Brandão, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes. Na mesma semana, o Instituto Evandro Chagas confirmou o 10º caso da doença no estado.

Conforme os exames, o cérebro de algumas das aves também mostrava lesões hemorrágicas. Análises mais aprofundadas e específicas serão realizadas pelo Instituto Evandro Chagas.

O Ministério da Saúde, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram notificados e também estão acompanhando o caso.

 

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

 

A Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), da Secretaria de Estado da Saúde, deu orientações à população sobre os cuidados a serem tomados com as aves silvestres. Confira:

Não manipular animais encontrados mortos (aves ou equídeos) sem luvas de proteção;

Não consumir aves encontradas mortas ou de procedência desconhecida;

Utilizar repelentes de mosquitos;

Utilizar telas e mosquiteiros nas casas;

Utilizar roupas de mangas longas e calças compridas nas atividades ao ar livre a partir do crepúsculo e antes do amanhecer;

Evitar focos de criadouros de mosquitos.

 

FONTE: G1 PIAUI / CIDADE VERDE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.