Sexta, 29 de Março de 2024
°

Saúde Uso de Máscaras

COE recomenda fim do uso obrigatório de máscara, mas mantém em hospitais e transporte

Um documento com a proposta será encaminhado à governadora Regina Sousa, para elaboração de um novo decreto com as regras sanitárias.

23/08/2022 às 11h51
Por: Cleber Araújo Fonte: Cidade Verde
Compartilhe:
COE recomenda fim do uso obrigatório de máscara, mas mantém em hospitais e transporte

 

 

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) se reuniu na noite de ontem (22) e deliberou sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Um documento com a proposta será encaminhado à governadora Regina Sousa, para elaboração de um novo decreto com as regras sanitárias.

Para a tomada de decisão, o comitê teve como embasamento os últimos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19, da 33ª semana (14 a 20 de agosto), que apresentou uma queda de 50% dos óbitos e 44 % nos casos da doença, em comparação a 32ª semana.

Os números de internações também apresentaram uma queda, junto com a taxa de transmissibilidade, que saiu de 0,90 para 0,73.

“Nos embasamos nos últimos dados de internação e taxa de transmissão para enviar este documento à governadora. Assim que o decreto estiver pronto vamos está liberando o uso de máscaras em ambientes fechados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

A obrigatoriedade das máscaras será mantida em ambientes de saúde, transportes coletivos e a orientação para que idosos e imunossuprimidos possam manter a utilização.

“Pedimos à nossa população que mantenha as medidas de higienização, pois elas previnem não só contra a Covid-19, mas também para outras doenças. Além de manter atualizada sua carteira de vacina, com todas as doses necessárias para completar o esquema vacinal”, lembra o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.