Quinta, 25 de Abril de 2024
°

Geral Incêndios

Imagens de drones mostram incêndio na divisa do Piauí com Ceará que já dura mais de uma semana

Os bombeiros estão trabalhando para evitar a propagação do fogo para as cidades de Domingos Mourão e Pedro II

03/09/2021 às 09h45
Por: Cleber Araújo Fonte: G1 PI
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

 

 

Imagens do drone usado pelo Corpo de Bombeiros mostram a área destruída com o incêndio que atinge há mais de uma semana as serras de Milton Brandão e Buriti dos Montes, na divisa entre Piauí e Ceará. O aparelho foi utilizado pela corporação para monitorar o avanço das chamas.

Nas imagens, é possível observar os focos de incêndio e a fumaça que tomou conta da área. Em alguns trechos, é possível ver a vegetação sendo consumida pelo fogo.

"Em Buriti dos Montes, o fogo ameaçava atingir a comunidade Conceição dos Barreiros e o Parque do Cânion do Poti, mas nossa equipe conseguiu controlar a situação por lá. Outra parte da equipe combateu o fogo em Milton Brandão, preservando a comunidade Catanduva e uma fazenda", contou o coronel João Costa, chefe de operações do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coronel Costa, os bombeiros lutam contra duas problemáticas para combater o incêndio na região: a velocidade do vento de 13 km/h e a vegetação seca. Por conta disso, o fogo vem rompendo as barreiras naturais e se propagando com rapidez.

"Um parte do fogo veio do Ceará para o Piauí, mas agora com a velocidade dos ventos corre risco do incêndio voltar para as serras cearenses. Estamos utilizando mapas via satélite e uso de drones para ter uma noção de como combater o incêndio", explicou.

Apesar das equipes concentradas em Milton Brandão e Buriti dos Montes, onde estão os focos dos incêndios, os bombeiros estão trabalhando para evitar a propagação do fogo para as cidades de Domingos Mourão e Pedro II, no Piauí.

Além dos bombeiros militares, o combate ao incêndio conta com ajuda da comunidade, Guarda Municipal de Milton Brandão e bombeiros civis. A Secretaria de Meio Ambiente também enviou uma equipe para auxiliar no trabalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.