Chegou o dia da grande decisão! River-PI e Fluminense-PI entram em campo neste sábado e decidem quem será o campeão piauiense da temporada de 2023. O confronto entre as equipes está marcado para as 16h, no estádio Albertão, em Teresina No jogo de ida, vitória do Flu-PI por 1 a 0, gol do zagueiro Lucão.
Com o resultado conquistado em Pedro II, o Vaqueiro Belchior entra em campo com a vantagem de jogar pelo empate. Para o Galo, apenas a vitória garante o 32º título estadual do Carijó.
O River-PI chega ao segundo jogo da final como dono do melhor ataque da competição, com 25 gols marcados. Os números, porém, não refletem o momento atual do time, que não sabe o que é balançar as redes há dois jogos. Dona da melhor campanha da fase de classificação, a equipe comandada por Gerson Gusmão recolocou o Galo nas finais do Campeonato Piauiense após quatro anos. O feito garantiu ao River-PI vaga na Copa do Brasil 2024 e na Série D do Brasileirão do ano que vem.
Quando entrar no gramado do Albertão neste sábado, o Fluminense terá a oportunidade de se tornar bicampeão estadual. A equipe comandada por Eduardo dos Santos teve sua campanha na competição marcada pela regularidade, estando sempre entre as melhores equipes na tabela de classificação.
Dono da melhor defesa do campeonato, até aqui, o Vaqueiro será campeão mesmo em caso de empate e tem a seu favor uma memória recente: no primeiro jogo entre as equipes nesta temporada, pela quinta rodada do Piauiense, Vaqueiro e Galo empataram em 2 a 2, no mesmo Albertão.
River-PI | Técnico: Gerson Gusmão
A semana foi treino fechado no River-PI. Após perder o primeiro confronto da decisão e ver sua equipe não marcar pela segunda partida consecutiva, o técnico Gerson Gusmão não permitiu a presença da impressa nos treinos da semana, mas admitiu que aproveitou os últimos dias para focar no setor ofensivo.
Para o jogo deste sábado, Gusmão deve contar com o retorno do zagueiro Lucas Mingoti e do atacante Jânio Daniel, suspensos do primeiro jogo por acumulo de cartões amarelos. O defensor, inclusive, deve ser a única novidade no time titular, em relação a equipe que perdeu para o Fluminense-PI por 1 a 0 no último domingo.
Fluminense-PI | Técnico: Eduardo dos Santos
Prometendo manter a postura que garantiu a vitória no primeiro encontro das finais, o técnico Eduardo dos Santos não deve promover mudanças no desenho tático do Fluminense-PI para o jogo de volta, neste sábado.
O treinador do Vaqueiro vai contar com o retorno do meia Gabriel Vieira e do atacante Dênis, suspensos da primeira partida por terem recebido o terceiro cartão amarelo no jogo anterior. Há ainda a expectativa do retorno do lateral Rômulo, com uma luxação no tornozelo esquerdo, e do atacante Mateus Ramos (Mateusão), que se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa.
Arbitragem:
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa
Assistente 1: Rogerio de Oliveira Braga
Assistente 2: Alisson Lima Damasceno
Quarto Árbitro: Edimar da Silva Leite
Quinto Árbitro: Maura Cunha Costa
Mín. ° Máx. °