Sábado, 22 de Junho de 2024
°

Geral Reajuste

Agespisa anuncia reajuste de 8,54% na tarifa de água no Piauí

O novo reajuste entra em vigor a partir do dia 1º de junho

19/05/2023 às 10h27
Por: Gustavo Mesquita Fonte: Cidade Verde
Compartilhe:
Agespisa anuncia reajuste de 8,54% na tarifa de água no Piauí

 

 

A Agespisa anunciou novo reajuste na tarifa de água e esgoto para os municípios do interior. O novo reajuste eleva em 8,54% as tarifas.

Esse novo reajuste entra em vigor seis meses após a empresa já haver reajustado suas tarifas.

Em novembro de 2022, a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) havia aprovado um reajuste de 7,77%, que deveria vigorar entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

O novo reajuste entra em vigor a partir do dia 1º de junho e vai representar para o usuário final um aumento de 16,31%, quando comparados aos valores praticados no mesmo período do ano passado.

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o Conselho de Administração da Águas e Esgotos do Piauí S/A – Agespisa solicitou a Agrespi a autorização para realizar novo reajuste em virtude do aumento na tarifa de energia elétrica, implementado pela Equatorial Piauí em 2 de dezembro do ano passado.

"O reajuste na tarifa de energia elétrica produziu um aumento substancial nos custos da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e no tratamento de esgotamento sanitário, bem como, na expansão dos referidos sistemas", diz a resolução.

Ainda de acordo com a resolução, o aumento nos custos de operação, manutenção e expansão dos sistemas dificultam o atendimento universalizado vez que a Agespisa não tem arrecadado recursos suficientes, com a cobrança de tarifas, para manter a empresa em funcionamento.

A Agespisa presta fornecimento de água e/ou tratamento de esgoto sanitários para mais de 500 mil clientes em 184 localidades, sendo 155 município e 29 povoados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.