
Representantes dos estados do Piauí e do Ceará têm um encontro marcado para esta sexta-feira (07) no Quartel General do Exército, em Brasília, com o comando do Serviço Geográfico do Exército. O objetivo dessa reunião é permitir que os estados conheçam as técnicas e metodologias utilizadas pelos militares na perícia relacionada ao litígio territorial entre eles.
Eric Melo, mestre em geografia, pesquisador do tema e assessor técnico do governo do Piauí, explicou que o estado busca recuperar uma área de mais de 3 mil km², atualmente ocupada por 13 municípios cearenses. Essa decisão poderá ampliar o território de oito municípios piauienses.
Eric declarou que participará da reunião com os peritos do Exército para conhecer os detalhes da metodologia que definirá a fronteira entre Piauí e Ceará. Ele espera que o Serviço Geográfico do Exército (SGE) utilize a mesma metodologia aplicada em outros litígios territoriais, garantindo assim uma definição justa do que pertence ao Piauí.
O Piauí decidiu levar a questão à justiça em 2011, buscando uma solução para a disputa territorial que já dura séculos. O Supremo Tribunal Federal determinou que o Exército realizasse a perícia na região em litígio, na Serra da Ibiapaba.
A perícia ainda está em andamento e tem previsão de conclusão para 2024. Eric ressaltou a importância desse encontro, uma vez que com base na perícia, o STF tomará uma decisão final sobre o caso.
Entenda o litígio entre os estados
O litígio entre o Piauí e o Ceará iniciado em 1758 continua até hoje e envolve uma área de cerca de 3 mil quilômetros quadrados, 13 municípios cearenses e 8 piauienses, com cerca de 25 mil pessoas. O caso está no STF, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, que solicitou uma perícia na região.
O governo do Piauí entrou com a ação em 2011, que já custou R$ 6,910 milhões. O tema gera divisão entre os moradores, com opiniões divergentes sobre a mudança de pertencimento das terras.
O geógrafo Eric de Melo afirma que o Piauí sempre teve direito ao território em disputa. A deputada cearense argumenta que o Ceará possui fundamentos legais e culturais para manter o território.
O litígio envolve uma disputa histórica e complexa entre os estados. O Exército está realizando uma perícia na região, mas ainda não há uma previsão exata para a conclusão do processo. O Ceará pretende ouvir a população afetada pelo litígio para considerar suas opiniões. As Procuradorias Gerais dos Estados acompanham de perto o andamento do caso.

P2 Play! Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II, realizou assembleia geral ordinária para discutir o orçamento e deliberações de 2026; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (01-12-2025)
Literatura Jurídica Advogada predrosegundense lança livro de direito previdenciário em evento nacional de empreendedorismo jurídico com mais de 2.500 advogados
Campanha Solidária Moradora da zona rural de Pedro II necessita de cirurgia e família organiza campanha solidária
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (27-11-2025)
P2 Play! Preparativos finais para o início dos Festejos de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II; confira!
P2 Play! Corrida da Imaculada será realizada neste domingo dia 30 de novembro em Pedro II. Coordenado da Pascom, Ângello Costa, fala sobre o evento; confira!
P2 Play! Advogado previdenciário Dr. Carlos Magalhaes Jr, esclarece dúvidas sobre o Tema 1.124 do Superior Tribunal de Justiça; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (26-11-2025) Mín. ° Máx. °