Segunda, 22 de Julho de 2024
°

Geral Ataques de onça

Fiscalização confirma ataques de onça em Domingos Mourão e fazendeiros são orientados

Até o momento, mais de 100 animais, principalmente, caprinos, foram achados mortos na localidade Tamboril, na zona Rural da cidade.

10/11/2023 às 17h31
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Fiscalização confirma ataques de onça em Domingos Mourão e fazendeiros são orientados

 

 

Uma fiscalização integrada confirmou a presença de onça, provavelmente parda, na cidade de Domingos Mourão. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), estiveram na cidade onde coletaram vestígios da presença do felino, por meio de pegadas e carcaças, e orientaram fazendeiros da região a manter os animais de criação presos durante a noite, para evitar mais perdas.

Até o momento, mais de 100 animais, principalmente, caprinos, foram achados mortos na localidade Tamboril, na zona Rural da cidade.

"Nossa intenção foi fazer a vistoria, para fazer o levantamento de indícios que realmente comprovassem os ataques. Foram comprovados por meio de vestígios de carcaças e pegadas. O próximo passo é fazer um relatório da ação em campo e passar para os superiores. Será montado um plano operacional para tomar a decisão se os animais serão recapturados e realocados em outro local mais protegido e isolado da comunidade. Será feito um levantamento, pois não podemos tirar o problema de um lugar e levar para outro", explica Francisco Damião de Aráujo, analista ambiental do Ibama.

Moradores relataram a presença de duas onças-pardas, sendo um filhote. Os órgãos ambientais analisam também o motivo do aparecimento dos felinos na cidade. O desequilíbrio ambiental pode ter sido ocasionado por incêndio em cidades vizinhas, como Pedro II e São João da Fronteira, bem como o desmatamento e a diminuição de alimentos devido à caça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.