Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Cultura Coluna do Ernâni

II SALIP2: uma chama que volta a brilhar

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

01/04/2024 às 10h12
Por: Ernani
Compartilhe:
II SALIP2: uma chama que volta a brilhar

 

As efemérides se impõem e estamos conversados. Sou dessa opinião. Muita coisa boa pipocando na cena cultural do município de Pedro II (mas não só). Indo direto ao ponto, a realização da segunda edição do SALIP2, Salão do Livro de Pedro II, PI, (de 22 a 24 de março próximo passado) entra para a História da Literatura e das artes em geral na Terra da Opala.

O evento, cuja última e única edição tinha sido em 2016, volta com tudo e amparado em Lei que o torna de caráter obrigatória. Será realizado todos os anos a partir deste ano de 2024. Lei 1.416, de 28 de março de 2023.

Participaram diretamente das palestras, rodas de conversa e oficinas literárias nesta segunda edição: Cineas Santos, Luiz Romero, Jasmine Malta, Sergia Alves, Dilson Lages, Joaquim Joames, Gerciane Lima, Wilson Brandão, Ayrllan Barbosa, Lourdes Viana, Socorro Almeida, Raimundo Silva, Saulo Melo, João Barros, João Victor, Fátima Uchôa, Lydiana D’Albuquerque, Lúcia Ana, Rameiro Junior, Apolinário Cunha, Cleomar Leite, Claísse Sales, Iara Santiago, Dayse Benício, Ivoneide Uchôa, Margarete Gomes, Aldenira Matins, Erlani de Oliveira, Yoman Malaquias, Marcus Silvertani, Pedro Barros, Afonso Celso, Sales Neto e Ernâni Getirana.

Ainda se fizeram presentes Kassio Gomes (Fundação Quixote) e Marcondes Araújo (presidente da Academia de Letras e Línguas Nativas Altoenses) acompanhados das respectivas esposas e professor Washington Sucupira. Normandes (esposo de Jasmine), Senhora Áurea (esposa de Cineas) e uma irmã desta.  

Estiveram também presentes a todas as palestras diversos acadêmicos e acadêmicas da APLA, assim como participantes de diversos grupos culturais da cidade, dentre eles, Coletivo P2, Arte em Toda Parte e Arte na Rua.

O professor Dr. Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI e acadêmico da APLA, por contra de um problema de saúde sofrido por sua genitora, não pôde participar do evento. Contudo cumpriu o compromisso de enviar a O&CUFPI (Orquestra Sinfônica e Coral da Universidade Federal do Piauí – UFPI -) sob a batuta do maestro e diretor Cássio Martins.

O cantante e músico Vagner Ribeiro e o cantor local Guga Heyser tiveram uma participação quando da apresentação da O&CUFPI. Já o show de humor ficou por conta de ‘Maria dos Prazer’ (Carlos Anchieta). O teatro coube ao Grupo Urutau e a parte musical ficou por conta de Jair Paulo.

O palestrante Cineas Santos ganhou de presente uma pintura do artista Arimatéa Junior e da artista Juliana Rodrigues. A palestrante Jasmine Malta e o palestrante Romero Lima ganharam retratos pintados também por Juliana (a garota do lápis).

As secretarias de Educação (Helany Max e equipe), Cultura (Iris Milu e equipe) e Comunicação (Márcio Lobão e equipe) deram o suporte, Marlene Rodrigues e Isabel Cruz (fizeram os registros fotográficos pela APLA), além dos trabalhos profissionais de Neto Santos, Samuel Fotografia e Milton White Hight.

O tema do II SaliP2 foi “O Brilho das Letras e das Artes na Terra da Opala”. Os dois autores homenageados no exitoso salão de livro foram os professores Wilson de Andrade Brandão e Genuíno Francisco de Sales, ambos pedro-segundenses de saudosa memória.

O patrono do evento sempre será o fundador da APLA, Desembargador Tomaz Campelo. 

As palestras de abertura foram proferidas pelos acadêmicos da APLA (Academia Pedro-segundense de Letras e Artes) Wilson Brandão e Ernâni Getirana. Os discursos ficaram por conta da prefeita Betinha Brandão e do presidente da APLA Pedro Barros.

Houve ainda a exibição de um vídeo gravado pela filha de Genuíno Sales, Cliciane Sales, agradecendo a todos as homenagens prestadas a seu pai.  A viúva do professor Genuíno, senhora Gladys, seu filho, o advogado Allan Kelvin, o sobrinho de Genuíno, o advogado Antonio Sales e cerca de dez integrantes da família Sales se fizeram presentes ao evento ocorrido no espaço Cláudia Eventu’s.

Ali se fizeram presentes amigos, conhecidos dos homenageados, professores, alunos, jovens e um grande número de pessoas de Pedro II.

Os vencedores dos concursos foram no ‘II SaliP2’ foram:

-Categoria Poesia ‘Poeta Valdemar Nunes’: Rayenderson Araújo, Colégio Anexo José Teixeira Santos, Diretora: Jéssica Orton;

-Categoria Prosa “Dra. Eugênia Oliveira”: Mateus Fortunato, colégio Monsenhor Lotário Weber, Diretora: Núbia Galvão;

-Categoria Desenho “Profa. Raimunda Carvalho”: Maria de Sousa Moreira, EMITISA sede, diretora: Solange Andrade.

A realização do II SALIP2 foi resultante da parceria entre a Prefeitura Municipal de Pedro II e a APLA – Academia Pedro-segundense de Letras e Artes.

Como disse o professor e palestrante Cineas Santos: “Que venha o próximo!”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes