A cidade de Pedro II, no norte do Piauí, enfrentou nesta quinta-feira (27) a maior chuva do ano. Após um período de estiagem, o penúltimo dia de fevereiro foi marcado por temporais intensos na zona urbana e rural. De acordo com o pluviômetro do bairro Cristo Rei, o volume de chuva chegou a 150 mm até o início da noite.
Os temporais provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Na Rua 7 de Setembro, uma casa foi invadida pela água. No bairro Santa Fé, um muro não resistiu à força da enxurrada e desabou. Além disso, imagens registraram motocicletas sendo arrastadas pelas correntezas, enquanto moradores se mobilizavam para tentar resgatá-las. Alguns pontos comerciais no Centro também foram atingidos, como é o caso da Caixa Econômica Federal.
Apesar dos transtornos, algumas cenas chamaram a atenção. Em um dos registros, moradores foram flagradas, se “divertindo”, deslizando pelas ruas em uma caixa d’água, aproveitando o grande volume de água acumulado como se fosse um tobogã no bairro Areia Branca. No entanto, a Defesa Civil alerta que esse tipo de comportamento pode ser perigoso, já que as águas das enxurradas podem esconder buracos, galhos, objetos cortantes e até fios elétricos caídos, aumentando o risco de acidentes.
Diante da situação, a Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite áreas alagadas e travessias em locais de risco.
Mín. ° Máx. °