A piauiense Tatiana Rafaela, natural do município de Pedro II, brilhou mais uma vez no cenário internacional do jiu-jitsu. A atleta conquistou, na última sexta-feira (4), mais um título de campeã do AJP Tour National UAE – Abu Dhabi, um dos mais prestigiados torneios realizados nos Emirados Árabes Unidos.
Com quase uma década de dedicação à arte suave, Tatiana acumula conquistas expressivas ao longo da carreira. Campeã sul-americana pela IBJJF ainda na faixa marrom, medalhista de ouro no Abu Dhabi Grand Slam Rio em 2022 e terceira colocada no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, ela também conquistou ouro em fevereiro do ano passado no mesmo torneio. Agora, vive um dos momentos mais marcantes de sua trajetória.
Atualmente faixa-preta e morando em Al Ain, cidade próxima à capital Abu Dhabi, Tatiana atua como professora de jiu-jitsu para meninas em uma escola exclusiva para mulheres. O trabalho faz parte de um projeto desenvolvido pela empresa Palms Sports, que recruta treinadores brasileiros para atuarem em instituições de ensino nos Emirados.
“Vim sozinha, com a cara, a coragem, o kimono e um sonho", relembra a atleta, que se mudou para o país em 2023 após o convite de um amigo. “Ele perguntou se eu tinha vontade de morar fora e dar aulas de jiu-jitsu. Como já conhecia a cultura árabe muçulmana, mesmo sem nunca ter vindo, me adaptei super bem", contou.
Nas redes sociais, Tatiana compartilhou sua emoção com a conquista: “Campeã AJP TOUR DUBAI! Estou muito feliz. Depois de ter feito uma viagem toda 'passando fome' pra bater o peso, cheguei e deu tudo certo. Só agradeço por tudo de maravilhoso que está acontecendo na minha vida", escreveu a lutadora, que também dedicou o título aos colegas de treino. Como canta o hino de Pedro II, sua terra natal: “Homens e mulheres conquistando o mundo...” Tatiana Rafaela é prova viva disso. Com informações de Portal Gurgueia.
Mín. ° Máx. °