
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que poderá flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado, medida atualmente obrigatória, para conter o avanço do novo coronavírus.
O gestor afirmou que isso está sendo tratado no Fórum de Governadores do Brasil, com o comitê científico e com o setor privado, já que o país ainda não "experimentou" uma flexibilização dessa medida na pandemia.
Wellington Dias também destacou que irá manter a restrição de eventos no Carnaval e que irá acompanhar os dados após esse período.
“No acompanhamento pós-carnaval, verificando que estamos mantendo essa elevada vacinação, estamos mantendo um nível de transmissibilidade baixa, o nível de adoecimento baixo, o nível de mortalidade baixa, é possível já em várias regiões de saúde (sic) se liberar, por exemplo, da obrigatoriedade da máscara. Não significa que a pessoa não deva usar máscara, mas deixa de ter as punições. Ela passa a ser de acordo com a vontade da pessoa, ai teremos um sinal de redução do risco”, comenta o gestor, durante a inauguração da Reforma do Semiliberdade nesta segunda (21) no bairro Primavera, na Zona Norte de Teresina.
O governador argumentou que o Piauí está na segunda colocação de estados que mais vacinou com primeira e segunda dose e em terceiro na posição com dose de reforço.
"Nós vamos ter agora a parte do regramento que está sendo trabalhado pela área do comitê científico. Isso aqui é uma decisão não só do Piauí, nós estamos tratando Nordeste, estamos tratando no Fórum Nacional dos governadores e das entidades. Me alegra que é real a possibilidade da meta que estabelecemos de no Brasil, de alcançarmos agora por volta de 15 de março, mais de 80% de vacinação completada com segunda dose de pessoas [no Brasil] que precisam estar em dia inclusive com o reforço porque é isso que controla o coronavírus", informou o governador.
De acordo com o Mapa de Vacinação do g1, quase três milhões de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose no Piauí, o equivalente a 88,53% da população do estado, e cerca de 2,5 milhões estão totalmente imunizados.
P2 Play! Vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Pedro II a partir de 6 meses de idade; confira!
P2 Play! Pacientes que recebem insulina de forma gratuita em Pedro II, devem fazer novo cadastramento. Confira!
P2 Play! Carretinha da Saúde está em Pedro II, oferecendo vários atendimentos gratuitos para crianças de 0 a 6 anos de idade; confira!
Saúde Carretinha da Saúde oferece atendimentos em Milton Brandão entre os dias 16 e 18 de junho
P2 Play! COMBATE À DENGUE: Coordenador de Endemias de Pedro II participa de capacitação do Ministério da Saúde e Fiocruz; veja detalhes!
Dengue Mais duas mortes por dengue são confirmadas no Piauí; óbitos no ano triplicam em relação a 2023 Mín. ° Máx. °