Quinta, 02 de Outubro de 2025
°

Geral Bombeiros

Pedro II recebe reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), com novas viaturas e equipes destinadas ao combate a incêndios

Os bombeiros militares auxiliarão diretamente as atividades do Grupamento de Bombeiros Civis e a Defesa Civil local.

02/10/2025 às 15h48
Por: Maicon Marcos
Compartilhe:
Pedro II recebe reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), com novas viaturas e equipes destinadas ao combate a incêndios

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) intensificou as ações de combate às queimadas em diversas regiões do interior do Estado. Após estudo e levantamento das áreas mais afetadas neste ano, o Comandante-Geral, José Arimatéia Rêgo, determinou na manhã desta quarta-feira (01) o envio de viaturas equipadas com kits de combate a incêndios. A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta e minimizar os danos causados pelo fogo em áreas rurais e florestais.

Ao todo, sete municípios polos foram contemplados com o reforço operacional: Uruçuí, Oeiras, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, Esperantina, São Miguel do Tapuio e Pedro II. Esses locais, historicamente vulneráveis ao avanço das queimadas, passam a contar com equipamentos especializados e equipes treinadas para agir de forma rápida e eficaz, tanto nas cidades escolhidas para instalar as equipes quanto nos municípios vizinhos.

No contexto de Pedro II, os bombeiros militares auxiliarão diretamente as atividades do Grupamento de Bombeiros Civis da cidade e a Defesa Civil local, fortalecendo a prevenção e o combate aos incêndios na região.

“Além disso, a presença constante dos bombeiros em algumas dessas cidades, como Oeiras, São Raimundo Nonato e Esperantina, ajuda na prevenção e no monitoramento das áreas de risco. Com o reforço desses 30 homens, daremos uma resposta mais rápida também nas regiões mais distantes,” destaca o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. José Arimatéia Rêgo.

O kit de combate a incêndio instalado nas picapes inclui um tanque com 600 litros de água, equipamentos de proteção individual e ferramentas que auxiliam no controle e extinção do fogo, garantindo maior mobilidade e eficiência durante as operações.

De acordo com o Comandante Operacional do CBMEPI, coronel Egídio Leite, responsável pelo monitoramento e envio das equipes, a medida é essencial para enfrentar o período de estiagem, momento em que o índice de queimadas tende a aumentar significativamente. “Estamos comprometidos em proteger nossas comunidades e o meio ambiente. O reforço nas viaturas e o envio para essas cidades estratégicas são passos importantes para combater as queimadas de forma mais eficaz e garantir a segurança da população,” destacou.

Neste primeiro momento, as equipes permanecerão instaladas nestas cidades até o dia 14 de outubro. A operação deve se estender até meados de dezembro, com rotatividade de militares e das equipes de cada município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.