
Os tradicionais festejos de Nossa Senhora da Conceição começaram nesta sexta-feira (28) em Pedro II, marcando o início de um dos eventos religiosos mais aguardados do calendário piauiense. A programação segue até o dia 8 de dezembro, data dedicada à padroeira. Neste ano, o tema escolhido é “Maria, modelo de virtude e esperança”, que norteará os momentos de fé, devoção e reflexão ao longo de todos os dias de celebração.
Logo ao amanhecer, às 5h, a cidade foi despertada pela tradicional alvorada, que percorreu as ruas com orações e cânticos entoados pelos fiéis. Em seguida, às 6h, foi celebrada a Santa Missa campal em frente à Igreja Matriz, ato que abriu oficialmente a programação religiosa. Após a missa, houve a bênção do mastro e o hasteamento da bandeira, símbolos que marcam o início solene dos festejos. A manhã encerrou-se com um café partilhado, momento de convivência e união entre os participantes.
Como parte da abertura, o traslado da imagem de Nossa Senhora da Conceição ocorrerá para a residência do casal Mestre Zé e Teresinha Teixeira, onde permanecerá até o período da tarde. Às 17h, a imagem retornará em procissão pelas ruas da cidade, encerrando o primeiro dia de atividades.
A partir de hoje, segue a programação oficial, com novenas, missas, procissões e diversas atividades que se estenderão até o dia 8 de dezembro, quando será realizada a grande festa da Imaculada Conceição, com celebrações na Igreja Matriz às 19h. A expectativa é de que milhares de fiéis participem ao longo dos próximos dias, reafirmando a tradição religiosa que marca profundamente a cultura e a identidade de Pedro II.
Coluna do Ernâni Renee Nicole Good
Coluna do Ernâni Para início de ano e de conversa
L.S.F Prefeito João Arilson anuncia Taty Girl e Talita Mel como atrações do aniversário de 32 anos de Lagoa de São Francisco
Coluna do Ernâni E... se os hippies tivessem conhecido o ‘Jardim de Alice’ !?
P2 Play! Associação Cultural Unidos dos Palmares de Pedro II realizou no último final de semana o vigésimo sexto batizado, com troca de corda e formatura da associação; Confira!
Coluna do Ernâni Poema “A Boca da Noite” (de Ernâni Getirana) declamado por Clarinha. Mín. ° Máx. °