
A Receita Federal informou, nesta segunda-feira (30), que apenas 245 mil piauienses enviaram a Declaração do Imposto de Renda 2022. No estado, são esperadas entre 280 e 300 mil declarações. O prazo para entrega termina na terça-feira (31), às 23h59.
Quem não entregar a declaração dentro do prazo, está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber.
Para enviar o documento, basta acessar o sistema ou baixar e instalar o programa da Receita Federal, preencher as informações que devem ser declaradas e enviar.
Caso o contribuinte esteja em dúvida se os dados estão corretos ou se falta algum documento, o ideal é cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal e fazer as correções necessárias posteriormente. Entre os erros mais comuns, estão a omissão de rendimentos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); despesas médicas não confirmadas ou não dedutíveis.
Quem tem restituição a receber será priorizado pela data de entrega da declaração do Imposto de Renda. A consulta aos beneficiados no primeiro lote de restituições já está disponível pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Imposto de Renda Mais de 80 mil contribuintes do Piauí ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda; prazo encerra dia 31
Economia PIS/Pasep será pago nesta segunda-feira a mais de 4,4 milhões; saiba quem tem direito
Bancos Confira o funcionamento dos Bancos no Piauí durante os dias de Carnaval Mín. ° Máx. °