
Sinal de alerta para o avanço da Covid-19 no Piauí. O índice de monitoramento iCovid desenvolvido por pesquisadores da UFPI em parceria com a Fiocruz Piauí revela que a taxa de positividade para a doença medida pelo exame laboratorial RT-PCR voltou a subir na última semana epidemiológica, ficando em 13,03%, considerado moderadamente alto, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. É a quinta semana consecutiva com aumento nessa taxa.
O estudo mostra ainda que o índice de ocupação hospitalar também vem aumentando nas últimas semanas, o que indica a necessidade da adoção de medidas mais rígidas para o controle da pandemia no Estado. A ocupação média de leitos de UTI está em 45%.
Felizmente, o número de mortes não acompanha a velocidade de crescimento dos casos, graças à cobertura vacinal. Os indicadores mostram uma média de 0,03óbitos/dia por 100 mil habitantes. Mesmo assim, as autoridades de saúde chamam a atenção para quantidade de pessoas que ainda não voltou para tomar as doses de reforço.
O momento é delicado e exige a volta de cuidados que já estavam sendo negligenciados por boa parte da população. O uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento mínimo necessário para evitar aglomerações são atitudes que não podem ser esquecidas por enquanto.
P2 Play! Vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Pedro II a partir de 6 meses de idade; confira!
P2 Play! Pacientes que recebem insulina de forma gratuita em Pedro II, devem fazer novo cadastramento. Confira!
P2 Play! Carretinha da Saúde está em Pedro II, oferecendo vários atendimentos gratuitos para crianças de 0 a 6 anos de idade; confira!
Saúde Carretinha da Saúde oferece atendimentos em Milton Brandão entre os dias 16 e 18 de junho
P2 Play! COMBATE À DENGUE: Coordenador de Endemias de Pedro II participa de capacitação do Ministério da Saúde e Fiocruz; veja detalhes!
Dengue Mais duas mortes por dengue são confirmadas no Piauí; óbitos no ano triplicam em relação a 2023 Mín. ° Máx. °