Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Saúde Nacional

Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

Ele morava em Uberlândia, Minas Gerais.

29/07/2022 às 14h12
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

 

 

O Ministério da Saúde inaugurou hoje um Comitê de Operações Emergenciais específico para fazer o acompanhamento e traçar um plano de vacinação para a varíola dos macacos. O COE começou a funcionar no mesmo dia em que o Ministério anuncia a primeira morte pela doença no Brasil. O país já registrou mais de mil casos da varíola dos macacos.

O Ministério da Saúde informou que a vítima é um homem de 41 anos, portador de comorbidades e imunossuprimido. Ele morava em Uberlândia, Minas Gerais.  

O isolamento de pacientes com a varíola dos macacos também é a principal forma de prevenção para evitar o contágio entre as pessoas.

As primeiras tratativas para aquisição de vacinas já foram feitas. A Organização Panamericana de Saúde deve encaminhar 50 mil doses ao Brasil. Por outro lado, o Ministério está entrando em acordo com as fábricas para comprar o imunizante, que deve ser administrado em duas doses, com intervalo de 30 dias entre uma aplicação e outra.

A varíola dos macacos é transmitida por meio de vírus e se propaga pelo contato pessoal direto, secreções, lesões de pele ou objetos infectados. Os sintomas, caracterizados principalmente por bolhas espalhadas pelo corpo, duram em média de 2 a 4 semanas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.