
O Ministério da Saúde inaugurou hoje um Comitê de Operações Emergenciais específico para fazer o acompanhamento e traçar um plano de vacinação para a varíola dos macacos. O COE começou a funcionar no mesmo dia em que o Ministério anuncia a primeira morte pela doença no Brasil. O país já registrou mais de mil casos da varíola dos macacos.
O Ministério da Saúde informou que a vítima é um homem de 41 anos, portador de comorbidades e imunossuprimido. Ele morava em Uberlândia, Minas Gerais.
O isolamento de pacientes com a varíola dos macacos também é a principal forma de prevenção para evitar o contágio entre as pessoas.
As primeiras tratativas para aquisição de vacinas já foram feitas. A Organização Panamericana de Saúde deve encaminhar 50 mil doses ao Brasil. Por outro lado, o Ministério está entrando em acordo com as fábricas para comprar o imunizante, que deve ser administrado em duas doses, com intervalo de 30 dias entre uma aplicação e outra.
A varíola dos macacos é transmitida por meio de vírus e se propaga pelo contato pessoal direto, secreções, lesões de pele ou objetos infectados. Os sintomas, caracterizados principalmente por bolhas espalhadas pelo corpo, duram em média de 2 a 4 semanas.
P2 Play! Vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Pedro II a partir de 6 meses de idade; confira!
P2 Play! Pacientes que recebem insulina de forma gratuita em Pedro II, devem fazer novo cadastramento. Confira!
P2 Play! Carretinha da Saúde está em Pedro II, oferecendo vários atendimentos gratuitos para crianças de 0 a 6 anos de idade; confira!
Saúde Carretinha da Saúde oferece atendimentos em Milton Brandão entre os dias 16 e 18 de junho
P2 Play! COMBATE À DENGUE: Coordenador de Endemias de Pedro II participa de capacitação do Ministério da Saúde e Fiocruz; veja detalhes!
Dengue Mais duas mortes por dengue são confirmadas no Piauí; óbitos no ano triplicam em relação a 2023 Mín. ° Máx. °