
30 mil doses da vacina Coronavac (Butantan) chegaram ao Piauí nesta segunda-feira (22) para a imunização de crianças de 3 e 4 anos. O estado possui 95 mil pessoas deste público e até o momento apenas 5,79% receberam a primeira dose desde que o Ministério da Saúde autorizou no dia 15 de julho.
Há mais de um mês, o estado aguardava novas doses da vacina, já que não havia em estoque. Na capital Teresina a vacinação ainda não começou por falta do imunizante. Até o dia 10 de agosto, apenas 29 municípios tinham iniciado, segundo o vacinômetro do estado.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), essa é a primeira remessa encaminhada pelo Ministério e será destinada aos municípios com maior número de crianças nesta faixa etária para aplicação da 1ª dose nesta faixa etária.
Segundo a Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde, a imunização deve ser realizada por grupos prioritários, conforme os estoques da vacina Coronavac disponíveis nos estados começando pelas crianças de 3 a 4 anos imunocomprometidas, depois crianças com 4 anos, seguida das que possuem 3 anos de idade.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac deve ser de 28 dias.
O imunizante do Butantan foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças. Os técnicos da agência reguladora consideraram os estudos de efetividade e segurança da vacina nessa faixa etária.
P2 Play! Vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Pedro II a partir de 6 meses de idade; confira!
P2 Play! Pacientes que recebem insulina de forma gratuita em Pedro II, devem fazer novo cadastramento. Confira!
P2 Play! Carretinha da Saúde está em Pedro II, oferecendo vários atendimentos gratuitos para crianças de 0 a 6 anos de idade; confira!
Saúde Carretinha da Saúde oferece atendimentos em Milton Brandão entre os dias 16 e 18 de junho
P2 Play! COMBATE À DENGUE: Coordenador de Endemias de Pedro II participa de capacitação do Ministério da Saúde e Fiocruz; veja detalhes!
Dengue Mais duas mortes por dengue são confirmadas no Piauí; óbitos no ano triplicam em relação a 2023 Mín. ° Máx. °