Sexta, 19 de Abril de 2024
°

Saúde Covid-19

Piauí recebe 30 mil doses de vacina contra Covid para imunizar crianças de 3 a 4 anos

30 mil doses da vacina Coronavac (Butantan) chegaram ao Piauí nesta segunda-feira (22) para a imunização de crianças de 3 e 4 anos.

22/08/2022 às 16h22
Por: Cleber Araújo Fonte: G1 Piauí
Compartilhe:
Piauí recebe 30 mil doses de vacina contra Covid para imunizar crianças de 3 a 4 anos

 

 

30 mil doses da vacina Coronavac (Butantan) chegaram ao Piauí nesta segunda-feira (22) para a imunização de crianças de 3 e 4 anos. O estado possui 95 mil pessoas deste público e até o momento apenas 5,79% receberam a primeira dose desde que o Ministério da Saúde autorizou no dia 15 de julho.

Há mais de um mês, o estado aguardava novas doses da vacina, já que não havia em estoque. Na capital Teresina a vacinação ainda não começou por falta do imunizante. Até o dia 10 de agosto, apenas 29 municípios tinham iniciado, segundo o vacinômetro do estado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), essa é a primeira remessa encaminhada pelo Ministério e será destinada aos municípios com maior número de crianças nesta faixa etária para aplicação da 1ª dose nesta faixa etária.

Segundo a Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde, a imunização deve ser realizada por grupos prioritários, conforme os estoques da vacina Coronavac disponíveis nos estados começando pelas crianças de 3 a 4 anos imunocomprometidas, depois crianças com 4 anos, seguida das que possuem 3 anos de idade.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac deve ser de 28 dias.

O imunizante do Butantan foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinação de crianças. Os técnicos da agência reguladora consideraram os estudos de efetividade e segurança da vacina nessa faixa etária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.