Terça, 16 de Abril de 2024
°

Educação Oportunidade

IFPI lança edital de Vestibular para ingresso em cursos superiores; veja as opções para Pedro II

Os cursos do IFPI são gratuitos e de três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnologia.

20/10/2022 às 15h25
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
IFPI lança edital de Vestibular para ingresso em cursos superiores; veja as opções para Pedro II

 

 

Após 13 anos, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) retomará o Vestibular como forma de ingresso em seus cursos superiores. A novidade foi anunciada, na última terça-feira, 18, durante solenidade na Reitoria da instituição e que marcou o lançamento do edital do Vestibular 2023. O edital traz a oferta de 2.265 vagas em 58 cursos de 17 campi.

Os cursos do IFPI são gratuitos e de três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnologia. Para Pedro II serão ofertados os Cursos de Administração, Licenciatura em Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistema.

O IFPI também reserva vagas para candidatos com deficiência e para quem cursou o ensino médio integralmente em escola pública. Vale ressaltar que, obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas de 10 de novembro a 12 de dezembro, pela internet, no site https://selecao.ifpi.edu.br. Antes, no período de 18 a 31 de outubro, os candidatos com renda familiar por pessoa igual ou inferior a R$ 1.818,00 e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição para não pagar o valor de R$ 40,00.

 

Provas

Os candidatos inscritos irão realizar, no dia 15 de janeiro de 2023, uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha e considerará as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a prova de redação constará de produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no gênero prosa. O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.