Quinta, 18 de Abril de 2024
°

Saúde Covid-19

Governadora baixa novo decreto e obriga uso de máscara em ambientes fechados

A governadora Regina Sousa baixou um novo decreto que torna o uso de máscara obrigatório em ambientes fechados, públicos ou privados no Piauí.

28/11/2022 às 19h43 Atualizada em 28/11/2022 às 22h07
Por: Jerry Mário Fonte: Cidade Verde
Compartilhe:
Foto: Heloísa Casonato/g1/Arquivo
Foto: Heloísa Casonato/g1/Arquivo

 

 

 

 

A governadora Regina Sousa baixou um novo decreto que torna o uso de máscara obrigatório em ambientes fechados, públicos ou privados no Piauí. O documento foi publicado nesta segunda-feira (28) e leva em consideração a recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e também do Comitê de Operações Emergenciais (COE) estadual e municipal.

O decreto entra em vigor a partir de hoje e traz as seguintes determinações sobre o uso obrigatório de máscara em:

·        unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes);

·        transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário(trabalhadores e passageiros/usuários), assim como, táxis e transportes por aplicativos.

·        Já em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço, o uso da máscara é facultativo.

No decreto, a governadora determinada também que farmácias e drogarias que comercializam auto teste para detecção de antígeno do SARS-CoV-2 (PNE-Teste) ficam obrigadas a informar semanalmente a quantidade de testes vendidos, por meio de Nota Fiscal emitida pelo estabelecimento, à Diretoria de Vigilância Sanitária do estado do Piauí (Divisa). A determinação era uma das sugestões do COE durante reunião na semana passada.

 

 

VEJA O DECRETO NA ÍNTEGRA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.