
O advogado pedrossegundense Francisco Lucas Costa Veloso, o Chico Lucas, assumiu o cargo de secretário estadual de segurança pública do Piauí na manhã desta segunda-feira (2). O gestor foi nomeado pelo governador Rafael Fonteles (PT), que tomou posse na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no domingo (1º).
Chico Lucas divulgou que a agenda no primeiro dia de gestão tem reuniões com as equipes que compõe a pasta, para falar sobre as metas para segurança pública no estado. Dentre os planos, o secretário declarou que irá criar novas delegacias de combate ao crime organizado e facções.
"Quero ser um secretário presente nas comunidades e levar políticas sociais, aliando segurança com a cultura, educação e esporte. Neste primeiro momento, a nossa meta é constituir nove delegacias de combate ao crime organizado e facções", disse Chico Lucas.
"No primeiro ano serão quatro [delegacias] em Teresina e cinco nos interiores. Apesar da atenção do estado tem que ser voltada para as maiores cidades, então nós vamos criar essas delegacias principalmente em Teresina e Parnaíba, acredito que nos seis primeiros meses", completou o gestor.
Antes de assumir o cargo, Chico Lucas já havia antecipado que não iria mudar o Comando Geral da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O cargo é exercido pelo coronel Scheiwann Lopes, que tomou posse em abril de 2022.
"Para o estabelecimento de uma Política Estadual de Segurança Pública, resolvemos, com a anuência do Governador Eleito Rafael Fonteles, contar com a valorosa contribuição do Coronel PM Scheiwann Lopes no Comando Geral da Polícia Militar do Piauí", afirmou o gestor na ocasião.
"Para o estabelecimento de uma Política Estadual de Segurança Pública, resolvemos, com a anuência do Governador Eleito Rafael Fonteles, contar com a valorosa contribuição do Coronel PM Scheiwann Lopes no Comando Geral da Polícia Militar do Piauí", afirmou o gestor na ocasião.
Solenidade Solenidade marca adoção de novo uniforme da Polícia Militar em Pedro II
Polícia Morador de Milton Brandão morre durante operação policial no Rio de Janeiro
Prisão Polícia Civil prende suspeito de tentativa de homicídio qualificado em Piripiri Mín. ° Máx. °