Domingo, 14 de Julho de 2024
°

Educação Enem 2022

Estudante de Pedro II faz 980 pontos na redação do Enem 2022

Quando questionada sobre qual curso deseja cursar, Giovanna afirma que ainda não tomou uma decisão, mas que vai pensar muito antes de escolher.

09/02/2023 às 10h32 Atualizada em 09/02/2023 às 19h06
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Estudante de Pedro II faz 980 pontos na redação do Enem 2022

 

 

Com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a estudante Giovanna Cristine Viana Dias Ferreira, de 21 anos, moradora de Pedro II, obteve 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O MEC antecipou para esta quinta-feira (09) a divulgação das notas, e os resultados já estão disponíveis na página do participante.

Estudante de escola pública, concluindo o Ensino Médio no Instituto Federal do Piauí Campus de Pedro II, Giovana relata que tudo começou quando cursava Bacharelado em Administração, e decidiu então trancar o curso. Segundo ela, não havia se “encontrado” no curso e optou por estudar em casa para o Enem, já que não tinha condições de pagar um curso preparatório na capital.

“Comecei vendo vídeos no YouTube, e identifiquei minhas maiores dificuldades que foram as minhas maiores notas no Enem (matemática e redação). Com isso, comecei a escrever redações e a frustração com as notas me deixavam com vontade de me superar cada vez mais ..., mas o que me surpreendeu foi a redação, de certa forma tirei 1000 pontos, mas um dos corretores me deu 960 e minha nota foi a média entre os dois. Estudar não é fácil, a frustração em corrigir os simulados deixa qualquer estudante com medo e faz você se sentir o último da fila”, conclui.

Quando questionada sobre qual curso deseja cursar, Giovanna afirma que ainda não tomou uma decisão, mas que vai pensar muito antes de escolher. Ela diz: "Essa pergunta sempre me causa arrepios, não quero cometer o mesmo erro de entrar na universidade sem saber o que realmente quero. Neste momento, estou me conhecendo e estudando para obter um bom resultado e, finalmente, tomar uma decisão".

A estudante enfatiza ainda a importância da família, leitura e persistência na busca pelos resultados: “Uma coisa que gostaria de falar é a importância da leitura nessa minha caminhada, quem me conhece sabe que sou obcecada em ler e que qualquer leitura é válida! Organização também é fundamental para a rotina de estudos e por fim, a humildade sempre em primeiro lugar, você assumir que não sabe tudo e que está de coração e mente aberta para receber novos ensinamentos e lições! Sou grata especialmente a Deus e toda a minha família, meus pais foram fundamentais e sempre foram super compreensivos quando decidi trancar o curso, minha irmã, inclusive, sempre esteve comigo, me dando dicas do que eu poderia fazer”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.