Domingo, 14 de Julho de 2024
°

Educação Educação

Inscrições para mais de 3 mil vagas no SISU 2023.1 na UFPI iniciam hoje

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com 3.062 vagas abertas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico.

16/02/2023 às 10h48 Atualizada em 16/02/2023 às 23h44
Por: Gustavo Mesquita Fonte: Meio Norte
Compartilhe:
foto: UFPI
foto: UFPI

 

 

As inscrições para o SISU 2023.1 iniciam nesta quinta-feira (16). A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com 3.062 vagas abertas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina.

Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada de 2023, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados foram divulgados no último dia 9 de fevereiro. A submissão das notas começa no dia 16 e termina dia 24 de fevereiro.

O quantitativo de vagas, peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas, bem como a média exigida pelo curso, constam no termo de adesão ao SISU. O documento também especifica o quantitativo de vagas ofertadas em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do Sistema Único de Seleção.

Segundo o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG/UFPI, Maycon Silva, a UFPI lançou no site o Edital de Procedimentos com os passos e documentações necessárias para realização da matrícula.

“No edital, são especificadas as datas de todos os procedimentos aos quais o candidato irá submeter sua documentação básica e de comprovação dos critérios para ocupação de vagas de cotistas. É preciso ficar muito atento aos prazos para realizar a matrícula institucional. É preciso também lembrar que candidatos cotistas iniciam a submissão dos documentos antes dos alunos da ampla concorrência”, explica.

Todos os procedimentos de matrícula são online e realizado no sistema de matrículas (sis.ufpi.br/matriculagraduacao/). O início das atividades do período letivo 2023.1 está previsto para 3 de maio.

 

Oportunidades nas áreas tecnológicas

Segundo a UFPI, no SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnológicas serão exclusivas para o primeiro semestre. Haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial.

 

Cotas

Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escola da rede pública.  A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI), com a renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PCD), conforme Lei n°12.711/2015. Atenção: Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, ainda que com bolsa, não têm direito às vagas de cotista.

Ainda podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.