Quinta, 18 de Abril de 2024
°

Educação Educação

Jovem de escola pública de Castelo do Piauí conquista 1º lugar em Medicina na UFPI

Para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Rafael também acompanhou as revisões realizadas pelo Pré-Enem Seduc.

28/02/2023 às 12h16
Por: Gustavo Mesquita Fonte: 180 Graus
Compartilhe:
Jovem de escola pública de Castelo do Piauí conquista 1º lugar em Medicina na UFPI

 

 

Francisco Rafael Gomes Lima, estudante do 3º ano do ensino médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, localizado em Castelo do Piauí, foi aprovado em 1º lugar de cotas no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Petrônio Portella.

Para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Rafael também acompanhou as revisões realizadas pelo Pré-Enem Seduc.

“Depois que eu vi aonde a Educação poderia me levar, fui só buscando mais conquistas. Antes eu não gostava das disciplinas de Ciências da Natureza, só gostava de Biologia, mas aí comecei a gostar de Física e me apeguei, principalmente porque foi uma das matérias sensacionais que eles tiveram a ideia de colocar na Olimpíada Nacional de Ciências, que realmente é muito legal. Então, com a ajuda dos meus professores, me dediquei a essa e outras olimpíadas que me ajudaram muito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora que passei para Medicina, vou conseguir dar uma boa vida à minha família, que é o principal pilar de tudo isso”, relata Francisco Rafael.

Considerado pelos professores um aluno prodígio, Francisco já acumula cinco medalhas de bronze em Olimpíadas do Conhecimento, entre elas a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O ano de 2022 foi de muita dedicação nos estudos e conquistas para o estudante. Ele foi medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química – etapa estadual (OBQ-PI), medalha de bronze na Obmep e a última conquista foi medalha de bronze no Torneio Nacional de Educação Financeira.

O professor de química da instituição, Adelino Quaresma de Amorim Neto, acredita no bom desempenho dos alunos e, como forma de encorajamento, busca sempre estar disponível para tirar dúvidas. “Eu vejo em cada um dos meus alunos tudo aquilo que eu sonhava para mim. Eu hoje estou vendo essa realidade, colhendo o fruto que foi plantado lá atrás”, destaca o professor.

A diretora do Ceti Cônego Cardoso, Socorro Soares, afirma que o objetivo é permitir que os alunos sonhem e realizem seus sonhos. “Nós temos o segundo melhor Ideb das escolas de nossa regional e o segredo é que fazemos tudo com amor, compromisso e com responsabilidade”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.