Sábado, 22 de Junho de 2024
°

Educação Educação

IFPI lança edital oferecendo 120 vagas para 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio em Pedro II

As inscrições no Exame Classificatório devem ser feitas no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, no período de 5 de outubro a 6 de novembro.

04/10/2023 às 10h21
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
IFPI lança edital oferecendo 120 vagas para 3 cursos técnicos integrados ao ensino médio em Pedro II

 

 

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou, na última quinta-feira, 28, o edital do Exame Classificatório 2024-1. O teste vai selecionar alunos para preencherem 4.470 vagas na instituição a partir do próximo ano.

Para o Campus de Pedro II serão ofertas 120 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídas entre os cursos de Informática, Administração e Meio Ambiente.

Além do IFPI de Pedro II, as provas também serão aplicadas nos campi dos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Dirceu, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença, devendo o candidato realizar as provas no campus onde deseja concorrer.

Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2023, o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2024, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

 

Inscrições

As inscrições no Exame Classificatório devem ser feitas no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, no período de 5 de outubro a 6 de novembro. Uma conta gov.br será obrigatória para a realização da inscrição. O interessado que não tem cadastro no gov.br deverá primeiramente criar sua conta. Ela é gratuita e feita de forma simples e rápida.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 15 reais, poderá ser feito até 7 de novembro, exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

 

Isenção

O candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal por pessoa seja inferior ou igual a meio salário mínimo, poderá pedir isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, mediante escolha da inscrição do tipo “Isento” e indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e documento de identificação RG.

 

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência o candidato com inscrição confirmada que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida.

 

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no dia 10 de dezembro. Ela terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma delas com cinco alternativas, com uma única opção correta. O resultado final será divulgado a partir do dia 12 de janeiro de 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.