Segunda, 22 de Julho de 2024
°

Educação Enem 2023

Estudante pedrossegundense alcança 940 pontos na redação do Enem 2023

O tema do exame abordou "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

16/01/2024 às 14h00
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Estudante pedrossegundense alcança 940 pontos na redação do Enem 2023

 

 

O jovem Phablo Ryquelme, de 18 anos, natural de Pedro II, conquistou uma pontuação expressiva na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ao atingir 940 pontos. O tema do exame abordou "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". As notas foram divulgadas nesta terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Phablo, que em 2022 obteve 400 pontos na redação do Enem, compartilhou sua jornada de dedicação e esforço ao P2. Ele descreveu o ano de 2023 como um período de abnegação, dedicando-se intensamente aos estudos para elevar suas notas no exame. 

"Essa pontuação na redação foi o resultado do esforço intenso que empreguei ao longo do ano de 2023. Saí de 400 no ENEM 2022 para 940 este ano; é a prova de que, com esforço e dedicação, é possível conquistar qualquer coisa", afirmou o jovem.

Phablo ressaltou a importância de conciliar e compreender diversas áreas do conhecimento, assim como praticar constantemente a escrita sobre diferentes temas. Em sua redação, citou obras literárias como "Quarto de Despejo", de Maria Carolina de Jesus, e "Brasil: uma biografia", de Heloísa Sterling e Lilian Schwarcz, fundamentais para embasar seus argumentos sobre os desafios sociais enfrentados pelas mulheres no país.

"Sem dúvida, o que me auxiliou a obter essa nota na redação foi a conciliação e compreensão das diversas áreas do conhecimento, juntamente com a prática constante da escrita em vários temas relacionados a diversos eixos temáticos", ressaltou Phablo.

Além disso, o estudante compartilhou uma valiosa dica para quem almeja bons resultados na redação do Enem: "Aprofundem-se nos temas de todas as áreas do conhecimento, pois os conteúdos delas serão valiosos para a construção do seu repertório sociocultural. Ademais, pratiquem bastante a escrita e corrijam minuciosamente seus erros", concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.