Quarta, 28 de Fevereiro de 2024
°

Educação Sisu 2024

Sisu 2024: resultados serão divulgados nesta terça (30)

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as listas de aprovados sairão durante a tarde.

30/01/2024 às 12h08
Por: Gustavo Mesquita Fonte: G1
Compartilhe:
Sisu 2024: resultados serão divulgados nesta terça (30)

 

 

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 serão publicados nesta terça-feira (30), no site do programa (https://sisualuno.mec.gov.br/#/login). Segundo o Ministério da Educação (MEC), as listas de aprovados sairão durante a tarde.

Para que serve? Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu seleciona candidatos para universidades públicas do país.

Neste ano, o programa trouxe duas mudanças importantes:

  1. Apenas uma edição: haverá uma edição no ano, só agora em janeiro. Não ocorrerá mais o processo seletivo que era realizado no meio do ano.
  2. As regras para a adesão por meio de cotas também mudaram (veja mais abaixo).

Abaixo, veja o que fazer caso você:

Seja aprovado: Faça a matrícula na instituição de ensino de 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Não seja aprovado: No site do Sisu, manifeste interesse em participar da lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. Os resultados serão divulgados por cada faculdade.

Datas do Sisu

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas pelo Sisu neste ano, o cronograma será o seguinte:

  1. ·        Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
  2. ·        Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
  3. ·        Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  4. ·        Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

Opções de vaga

No ato da inscrição, o candidato teve de selecionar até duas opções de curso ou universidade, que puderam ser alteradas até as 23h59 da última quinta-feira (25), quando o prazo de inscrição se encerrou. Valeram as últimas opções marcadas no sistema.

Mudança nas cotas

O Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Mas, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:1

  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
  3. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na "lista geral" e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

Total de vagas do Sisu

Neste ano, o Sisu contará com 264.181 vagas, distribuídas entre 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.