Terça, 12 de Novembro de 2024
°

Educação Medalhistas

Alunos do IFPI de Pedro II conquistam duas medalhas de ouro na 59ª Jornada de Foguetes no RJ pelo segundo ano consecutivo

Com essa vitória, o IFPI reafirma a importância da educação científica e demonstram o talento dos jovens piauienses em eventos de alta competitividade nacional

26/10/2024 às 12h27 Atualizada em 26/10/2024 às 13h28
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Alunos do IFPI de Pedro II conquistam duas medalhas de ouro na 59ª Jornada de Foguetes no RJ pelo segundo ano consecutivo

 

Alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Pedro II brilharam na 59ª Jornada de Foguetes, realizada de 21 a 24 de outubro em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, conquistando medalhas de ouro com suas inovações e desempenho técnico. Nesta edição, o IFPI foi representado por duas duplas, compostas por Eduarda Agnes e Riquelme Soares, e os irmãos Arthur e Bruno Brito, sob o apoio do professor Laiton Garcia.

Pelo segundo ano consecutivo, o IFPI de Pedro II se destaca na competição. Em 2023, as equipes conquistaram medalhas de ouro e prata, e agora, em 2024, repetem o sucesso. Eduarda Agnes, veterana da competição, conquista seu segundo ouro. Os irmãos Arthur e Bruno, que no ano passado ficaram com a prata, alcançaram neste ano o tão almejado ouro. Já o novato Riquelme Soares fez uma estreia de destaque, subindo ao pódio com sua a medalha de ouro.

A Jornada de Foguetes, uma das etapas mais disputadas da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), reuniu estudantes do ensino médio e superior de várias regiões do Brasil. O evento é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e contou com lançamentos públicos e apresentações técnicas dos estudantes, que também compartilharam ideias e conhecimentos com jovens de outras instituições.

Arthur Brito, aluno do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, ressaltou a importância da competição para seu desenvolvimento profissional e pessoal: “Aprendi muito sobre projetos inovadores e pude trocar ideias com pessoas que têm objetivos semelhantes, foi uma experiência enriquecedora.” Sua colega Eduarda Agnes, do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), descreveu o evento como um marco em sua jornada acadêmica: “Aprendi diversas coisas e conheci pessoas incríveis. Agora, me sinto motivada a trabalhar com ciência e a compartilhar tudo o que aprendi.”

Para Bruno Brito, também aluno do curso de Informática, a Jornada representa mais do que apenas lançar foguetes. Segundo ele, o evento é “uma troca de experiências que reúne pessoas de todo o país e abre novas possibilidades de conexão e aprendizado.” Já Riquelme Soares, também do curso de Informática, vê a experiência como uma oportunidade única: “A Jornada me trouxe a chance de fazer mais do que as pessoas esperavam e de conhecer realidades diferentes de outras partes do Brasil.”

Com essa vitória, as equipes do IFPI reafirmam a importância da educação científica e demonstram o talento dos jovens piauienses em eventos de alta competitividade nacional, trazendo visibilidade ao trabalho do instituto na área de ciências e tecnologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.