O Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Pedro II, se destacou na edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com vários estudantes alcançando notas superiores a 900 pontos na redação. Entre os destaques estão Micaelle Barroso (960 pontos), Maria Rita (960 pontos), Geovana Uchôa (960 pontos), Jordana Luna (940 pontos), Luís Ruan (940 pontos), Letícia Lima (940 pontos), João Martins (920 pontos), Izaele Uchôa (900 pontos), e Isabella de Castro (900 pontos).
O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, desafiando os participantes a refletirem sobre a importância de preservar e reconhecer as contribuições culturais, sociais e históricas da população africana no país. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A edição 2024 do Enem registrou 12 participantes que alcançaram a nota máxima (mil pontos) na redação. Destes, apenas um é proveniente de escola pública, em Minas Gerais. Os outros estados representados entre os que obtiveram nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado como critério de seleção em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de universidades públicas e privadas em todo o país.
Mín. ° Máx. °