Cerca de 70 alunos dos Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) Angelina Mendes Braga e Tertuliano Brandão Filho, em Pedro II, participam nesta sexta-feira (4) da primeira fase do Seduckathon 2025, uma competição estadual que oferece aos estudantes da rede pública a oportunidade de vivenciar um intercâmbio internacional.
A prova, aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes, conta com 60 questões objetivas e subjetivas abordando temas nas áreas de Tecnologia, Empreendedorismo e Língua Inglesa. Ao todo, mais de 8.700 alunos estão inscritos na disputa em todo o Piauí.
Nesta edição, o programa dobrou o número de vagas para intercâmbio, beneficiando 130 estudantes e 26 professores, que poderão viajar para seis países, incluindo Estados Unidos e Coreia do Sul.
“Acreditamos que o intercâmbio amplia horizontes e desenvolve novas habilidades. Por isso, o governador Rafael Fonteles decidiu expandir o programa”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Como funciona a seleção
O Seduckathon é dividido em três categorias:
• Tecnologia (100 vagas): Destinada a alunos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais. A seleção ocorre em três etapas:
1. Prova objetiva de tecnologia e inglês;
2. Desenvolvimento de projetos para resolver desafios reais das escolas;
3. Hackathon com apresentações em português e inglês.
• Empreendedorismo (10 vagas): Para alunos da disciplina Projeto de Vida. Envolve:
1. Prova subjetiva;
2. Apresentação de um projeto inovador;
3. Participação na Maratona Seduckathon.
• Desempenho Acadêmico (20 vagas): Direcionada a alunos com as maiores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre letivo.
“O Seduckathon se consolidou como uma política pública inovadora. Ele incentiva o protagonismo estudantil e abre portas para os jovens do Piauí. Com a ampliação do programa, mais alunos terão acesso a uma experiência educacional única no exterior”, finalizou o secretário.
Mín. ° Máx. °