Sexta, 18 de Abril de 2025
°

Educação Seduckathon

Cerca de 70 alunos de Pedro II participam da 1ª fase do Seduckathon em busca de intercâmbio internacional

A competição estadual oferece aos estudantes da rede pública a oportunidade de vivenciar um intercâmbio internacional.

04/04/2025 às 21h10
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Cerca de 70 alunos de Pedro II participam da 1ª fase do Seduckathon em busca de intercâmbio internacional

 

Cerca de 70 alunos dos Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) Angelina Mendes Braga e Tertuliano Brandão Filho, em Pedro II, participam nesta sexta-feira (4) da primeira fase do Seduckathon 2025, uma competição estadual que oferece aos estudantes da rede pública a oportunidade de vivenciar um intercâmbio internacional.

A prova, aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes, conta com 60 questões objetivas e subjetivas abordando temas nas áreas de Tecnologia, Empreendedorismo e Língua Inglesa. Ao todo, mais de 8.700 alunos estão inscritos na disputa em todo o Piauí.

Nesta edição, o programa dobrou o número de vagas para intercâmbio, beneficiando 130 estudantes e 26 professores, que poderão viajar para seis países, incluindo Estados Unidos e Coreia do Sul.

“Acreditamos que o intercâmbio amplia horizontes e desenvolve novas habilidades. Por isso, o governador Rafael Fonteles decidiu expandir o programa”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Como funciona a seleção

O Seduckathon é dividido em três categorias:

        Tecnologia (100 vagas): Destinada a alunos dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais. A seleção ocorre em três etapas:

1.      Prova objetiva de tecnologia e inglês;

2.      Desenvolvimento de projetos para resolver desafios reais das escolas;

3.      Hackathon com apresentações em português e inglês.

        Empreendedorismo (10 vagas): Para alunos da disciplina Projeto de Vida. Envolve:

1.      Prova subjetiva;

2.      Apresentação de um projeto inovador;

3.      Participação na Maratona Seduckathon.

        Desempenho Acadêmico (20 vagas): Direcionada a alunos com as maiores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre letivo.

“O Seduckathon se consolidou como uma política pública inovadora. Ele incentiva o protagonismo estudantil e abre portas para os jovens do Piauí. Com a ampliação do programa, mais alunos terão acesso a uma experiência educacional única no exterior”, finalizou o secretário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.