Domingo, 22 de Junho de 2025
°

Educação IFPI

Professor Nonato Silva é reeleito diretor do IFPI Campus Pedro II com mais de 90% dos votos

371 eleitores votaram pela permanência do atual diretor, o que representa mais de 90% dos votos válidos.

16/05/2025 às 20h53
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Professor Nonato Silva é reeleito diretor do IFPI Campus Pedro II com mais de 90% dos votos

 

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou, na última quarta-feira (14), o processo eleitoral para a escolha do novo reitor e dos diretores-gerais dos 20 campi da instituição. No Campus Pedro II, o professor Raimundo Nonato Alves da Silva, conhecido como professor Nonato Silva (Nonatim), foi reeleito em chapa única, com ampla aprovação da comunidade escolar.

Ao todo, 410 eleitores participaram da votação. Destes, 371 votaram pela permanência do atual diretor, o que representa mais de 90% dos votos válidos. A participação por segmento reforça o apoio à gestão: entre os discentes (alunos), 327 compareceram às urnas virtuais, com participação de 32,86%; entre os docentes (professores), 54 dos 61 aptos a votar participaram, atingindo 88,52%; já entre os técnicos administrativos em educação (TAEs), 29 dos 30 participaram, somando 96,67% de adesão.

Após a divulgação do resultado, o professor Nonato Silva agradeceu à comunidade escolar em uma mensagem marcada por emoção e compromisso. “Cruz Sagrada Seja Minha Luz... Amém. Agradeço à Comunidade Escolar do IFPI Campus Pedro II pelo apoio, amizade e voto. Dos 410 votantes, tivemos 371 votos de confiança. Mais de 90%! Juntos: lapidaremos sonhos e celebraremos conquistas. Sentimento de gratidão e responsabilidade. Que possamos transformar vidas por meio de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada às demandas sociais. Amém. Aos servidores e estudantes, o meu muito obrigado! À comunidade e aos amigos, cada mensagem de apoio será transformada em energia para seguir adiante em busca da celebração de sonhos. Amém.”

No mesmo pleito, o atual reitor do IFPI, professor Paulo Borges da Cunha, também foi reeleito para o quadriênio 2025–2029. Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, ele possui mestrado em Botânica e doutorado em Geografia. Lotado no Campus Teresina Central, Paulo Borges tem trajetória consolidada nas áreas de Ciências Ambientais, Educação Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação.

Todo o processo eleitoral foi conduzido de forma on-line, por meio do sistema Helios Voting, já utilizado em outras instituições federais. Segundo a Comissão Eleitoral Geral, após os prazos para pedidos de impugnação, o Conselho Superior (CONSUP) do IFPI se reunirá no dia 23 de maio para homologar os resultados oficiais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.