Domingo, 22 de Junho de 2025
°

Geral Aegea

Adeus, Agespisa: Águas do Piauí assumiu serviços em Pedro II e outras 32 cidades nesta sexta-feira (16)

A nova concessionária iniciou oficialmente suas atividades nesta sexta-feira (16), antecipando a operação que estava prevista apenas para julho.

17/05/2025 às 17h41 Atualizada em 17/05/2025 às 17h43
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Adeus, Agespisa: Águas do Piauí assumiu serviços em Pedro II e outras 32 cidades nesta sexta-feira (16)

 

 

Mudança para melhor? A cidade de Pedro II passou a ter os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela empresa Águas do Piauí, do grupo Aegea. A nova concessionária iniciou oficialmente suas atividades nesta sexta-feira (16), antecipando a operação que estava prevista apenas para julho. Com isso, chega ao fim a gestão da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) no município e em outras 32 cidades piauienses.

A empresa já retirou toda a sua estrutura do local, incluindo equipamentos. Novos materiais e maquinários da Aegea foram enviados à cidade. A empresa terceirizada que prestava serviços à Agespisa também encerrou suas atividades,  que será substituída por outra, com mudanças no quadro de funcionários e na quantidade de profissionais.

A transição ocorre em um momento crítico, já que Pedro II enfrenta uma crise hídrica, marcada por constantes interrupções no fornecimento de água. Moradores vinham demonstrando insatisfação com o serviço prestado, com registros de protestos e manifestações públicas cobrando melhorias.

Entre as ações previstas estão a ampliação da captação, melhorias no tratamento e distribuição de água, implantação de novos sistemas de bombeamento, limpeza de reservatórios e perfuração de poços. A empresa também assumiu o compromisso de levar água tratada e esgotamento sanitário para a zona rural.

“Estamos falando de uma mudança que vai muito além da infraestrutura: é sobre garantir dignidade, saúde e qualidade de vida para milhões de piauienses. Água limpa e esgoto tratado salvam vidas, impulsionam o desenvolvimento local, fortalecem a economia e transformam o presente e o futuro das famílias”, afirmou Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí.

“Iniciamos nossas operações no Piauí! Já chegamos em 33 municípios piauienses, levando água tratada e mais serviços pra você. Quer solicitar nova ligação de água? Fazer cadastro na Tarifa Social? Trocar o nome na conta? Ou precisa de mais informações? Use nossos canais de comunicação. Mande um zap ou ligue grátis, 24 horas por dia, para 0800 223 2000”, informou a empresa por meio de postagem no Instagram.

A entrada da Águas do Piauí faz parte do processo de concessão estadual do saneamento básico, cujo leilão foi realizado em outubro de 2024. A Aegea foi a única empresa a apresentar proposta, com lance mínimo de R$ 1 bilhão, valor que poderá ser pago ao longo de 20 anos. A concessão prevê a operação dos serviços em 93 municípios piauienses, sendo 33 contemplados nesta primeira fase.

Além de Pedro II, a empresa iniciou operações em cidades como Altos, Parnaíba, Picos, Floriano, Água Branca, Uruçuí e São Raimundo Nonato. A atuação da concessionária se estende por todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado, com a meta de beneficiar cerca de 1 milhão de piauienses e alcançar 99% de cobertura no abastecimento de água até 2033.

A escolha das cidades que integram a fase inicial levou em consideração o acesso a informações técnicas e comerciais, além da infraestrutura local e da mobilização de equipes. O cronograma de expansão para os demais municípios será definido conforme a viabilidade operacional.

Enquanto a nova empresa não assume integralmente os demais sistemas, os serviços continuam sob responsabilidade da Agespisa e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), com acompanhamento da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi).

A expectativa é que, com os investimentos e a nova gestão, Pedro II e os demais municípios passem a contar com serviços mais eficientes, contínuos e com maior cobertura, contribuindo para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população.

 

Com informações do Portal AZ.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.