
Mudança para melhor? A cidade de Pedro II passou a ter os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela empresa Águas do Piauí, do grupo Aegea. A nova concessionária iniciou oficialmente suas atividades nesta sexta-feira (16), antecipando a operação que estava prevista apenas para julho. Com isso, chega ao fim a gestão da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) no município e em outras 32 cidades piauienses.
A empresa já retirou toda a sua estrutura do local, incluindo equipamentos. Novos materiais e maquinários da Aegea foram enviados à cidade. A empresa terceirizada que prestava serviços à Agespisa também encerrou suas atividades, que será substituída por outra, com mudanças no quadro de funcionários e na quantidade de profissionais.
A transição ocorre em um momento crítico, já que Pedro II enfrenta uma crise hídrica, marcada por constantes interrupções no fornecimento de água. Moradores vinham demonstrando insatisfação com o serviço prestado, com registros de protestos e manifestações públicas cobrando melhorias.
Entre as ações previstas estão a ampliação da captação, melhorias no tratamento e distribuição de água, implantação de novos sistemas de bombeamento, limpeza de reservatórios e perfuração de poços. A empresa também assumiu o compromisso de levar água tratada e esgotamento sanitário para a zona rural.
“Estamos falando de uma mudança que vai muito além da infraestrutura: é sobre garantir dignidade, saúde e qualidade de vida para milhões de piauienses. Água limpa e esgoto tratado salvam vidas, impulsionam o desenvolvimento local, fortalecem a economia e transformam o presente e o futuro das famílias”, afirmou Guilherme Dias, diretor-presidente da Águas do Piauí.
“Iniciamos nossas operações no Piauí! Já chegamos em 33 municípios piauienses, levando água tratada e mais serviços pra você. Quer solicitar nova ligação de água? Fazer cadastro na Tarifa Social? Trocar o nome na conta? Ou precisa de mais informações? Use nossos canais de comunicação. Mande um zap ou ligue grátis, 24 horas por dia, para 0800 223 2000”, informou a empresa por meio de postagem no Instagram.
A entrada da Águas do Piauí faz parte do processo de concessão estadual do saneamento básico, cujo leilão foi realizado em outubro de 2024. A Aegea foi a única empresa a apresentar proposta, com lance mínimo de R$ 1 bilhão, valor que poderá ser pago ao longo de 20 anos. A concessão prevê a operação dos serviços em 93 municípios piauienses, sendo 33 contemplados nesta primeira fase.
Além de Pedro II, a empresa iniciou operações em cidades como Altos, Parnaíba, Picos, Floriano, Água Branca, Uruçuí e São Raimundo Nonato. A atuação da concessionária se estende por todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado, com a meta de beneficiar cerca de 1 milhão de piauienses e alcançar 99% de cobertura no abastecimento de água até 2033.
A escolha das cidades que integram a fase inicial levou em consideração o acesso a informações técnicas e comerciais, além da infraestrutura local e da mobilização de equipes. O cronograma de expansão para os demais municípios será definido conforme a viabilidade operacional.
Enquanto a nova empresa não assume integralmente os demais sistemas, os serviços continuam sob responsabilidade da Agespisa e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs), com acompanhamento da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi).
A expectativa é que, com os investimentos e a nova gestão, Pedro II e os demais municípios passem a contar com serviços mais eficientes, contínuos e com maior cobertura, contribuindo para a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população.
Com informações do Portal AZ.
P2 Play! Dr. George Furtado, oftalmologista do Centro da Visão, fala sobre cirurgias de catarata que agora são realizadas aqui em Pedro II; confira!
JORNAL P2 AO VIVO JORNAL P2 (15-01-2026)
Campanha solidária Morador de Pedro II necessita de tratamento contra câncer e família mobiliza campanha solidária Mín. ° Máx. °