Quinta, 04 de Setembro de 2025
°

Educação Intercâmbio

Estudantes de Pedro II embarcam nesta quinta (04) para intercâmbio de um mês na Coreia do Sul

A oportunidade é resultado direto da conquista do 6º lugar no 2º Seduckathon, maratona de inovação promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

03/09/2025 às 15h47
Por: Maicon Marcos
Compartilhe:
Estudantes de Pedro II embarcam nesta quinta (04) para intercâmbio de um mês na Coreia do Sul

 

Cinco estudantes do CETI Professora Angelina Mendes Braga, em Pedro II, e o professor Cleber da Silva Araujo, embarcam nesta quinta-feira (04) para a Coreia do Sul, onde participarão de um intercâmbio educacional de um mês. A oportunidade é resultado direto da conquista do 6º lugar no 2º Seduckathon, maratona de inovação promovida pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

A equipe, batizada de Angelina Frontline, é formada pelos estudantes Débora Lima de Almeida, Dalila Maria da Silva Andrade, Rafael Sousa Magalhães, Gustavo de Sousa Barros e Camila Santiago Freire. O grupo desenvolveu o projeto Seduckatodos, uma plataforma voltada para inclusão e acessibilidade de alunos com TEA, TDAH e dislexia, garantindo destaque entre dezenas de propostas inscritas no hackathon estadual.

Além da equipe de Pedro II, também participam do programa estudantes das cidades de Parnaíba, Piripiri e Valença, que, juntos, formam a delegação piauiense selecionada para a experiência internacional.

Os estudantes foram contemplados com kits completos de viagem, incluindo camisas personalizadas, roupas térmicas para enfrentar as baixas temperaturas da Coreia do Sul, mochilas, bolsas e notebooks de última geração.

Durante os 30 dias de formação, terão aulas de programação, machine learning e desenvolvimento de projetos em Python, com metodologias adaptadas ao ensino médio. Além do conteúdo técnico, a programação inclui visitas a parques, palácios históricos, mercados tradicionais e museus, proporcionando uma verdadeira imersão cultural.

As atividades serão realizadas na Korea IT, instituição fundada em 1998 e primeira faculdade coreana especializada em Tecnologia da Informação. Reconhecida nacionalmente, a Korea IT é responsável pela formação de profissionais que ocupam posições estratégicas e de liderança no setor de TI da Coreia do Sul.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o programa reafirma o compromisso com uma educação pública de excelência.

“Nossos estudantes terão acesso ao que há de mais moderno em tecnologia, inovação e cultura, fortalecendo o protagonismo juvenil e ampliando horizontes para o futuro”, ressaltou.

Os participantes recebem suporte integral do Governo do Estado do Piauí, incluindo notebooks, malas, roupas, cadernos, passagens, hospedagem, alimentação, seguro-viagem, passaporte e visto, garantindo que possam aproveitar plenamente a experiência de aprendizado e intercâmbio cultural.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.