Sexta, 14 de Novembro de 2025
°

Polícia Polícia

Operações Opala e Rastreados reforçam combate ao crime em Pedro II

A operação também contou com uma ação educativa, com distribuição de folders à população.

14/11/2025 às 14h12
Por: Maicon Marcos
Compartilhe:
Operações Opala e Rastreados reforçam combate ao crime em Pedro II

 

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em mais uma ação do Pacto Pela Ordem, por meio da Polícia Civil (PC-PI), Polícia Militar (PM-PI), deflagrou, nesta sexta-feira (14), duas ações simultâneas na região de Pedro II: a Operação Opala e mais uma fase da Operação Rastreados. As iniciativas reforçam a atuação das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas, às organizações criminosas e à circulação e comercialização de veículos irregulares.

A Operação Opala teve como foco o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão domiciliar. As investigações e demais diligências foram coordenadas pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico (DFHT) de Piripiri e pela Delegacia de Pedro II.

De acordo com o delegado Lucas Klinger, titular da DFHT, o cumprimento dos mandados possibilita desarticular pontos de comercialização de drogas na cidade, além de identificar e prender integrantes de facções criminosas responsáveis por crimes violentos.

Durante as buscas, realizadas com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e do Canil Integrado do Núcleo de Operações com Cães (NOC), foram apreendidas uma grande quantidade de entorpecentes, uma balança de precisão e dinheiro em espécie em uma residência ligada a um grupo criminoso. Dois homens foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Pedro II.

Paralelamente, foi dada continuidade à Operação Rastreados, cuja finalidade é combater a circulação de veículos com restrição de roubo, furto, adulteração ou envolvidos em comercialização ilícita. Foram realizadas abordagens e fiscalizações em pontos estratégicos, com verificação técnica dos sinais identificadores dos automóveis.

A operação também contou com uma ação educativa, com distribuição de folders à população. O material orienta os cidadãos sobre a importância de denunciar irregularidades e colaborar com as forças de segurança, além de alertar para as consequências legais e sociais do envolvimento com veículos de origem ilícita.

“Nosso foco é identificar veículos irregulares e alertar sobre os riscos e consequências de se envolver com esses crimes. Cada denúncia e cada ação de conscientização faz diferença, e nosso compromisso é garantir mais segurança para a população piauiense”, frisou o delegado Matheus Zanatta, surpreendente de Operações Integradas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.