
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em mais uma ação do Pacto Pela Ordem, por meio da Polícia Civil (PC-PI), Polícia Militar (PM-PI), deflagrou, nesta sexta-feira (14), duas ações simultâneas na região de Pedro II: a Operação Opala e mais uma fase da Operação Rastreados. As iniciativas reforçam a atuação das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas, às organizações criminosas e à circulação e comercialização de veículos irregulares.
A Operação Opala teve como foco o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão domiciliar. As investigações e demais diligências foram coordenadas pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico (DFHT) de Piripiri e pela Delegacia de Pedro II.
De acordo com o delegado Lucas Klinger, titular da DFHT, o cumprimento dos mandados possibilita desarticular pontos de comercialização de drogas na cidade, além de identificar e prender integrantes de facções criminosas responsáveis por crimes violentos.
Durante as buscas, realizadas com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e do Canil Integrado do Núcleo de Operações com Cães (NOC), foram apreendidas uma grande quantidade de entorpecentes, uma balança de precisão e dinheiro em espécie em uma residência ligada a um grupo criminoso. Dois homens foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Pedro II.
Paralelamente, foi dada continuidade à Operação Rastreados, cuja finalidade é combater a circulação de veículos com restrição de roubo, furto, adulteração ou envolvidos em comercialização ilícita. Foram realizadas abordagens e fiscalizações em pontos estratégicos, com verificação técnica dos sinais identificadores dos automóveis.
A operação também contou com uma ação educativa, com distribuição de folders à população. O material orienta os cidadãos sobre a importância de denunciar irregularidades e colaborar com as forças de segurança, além de alertar para as consequências legais e sociais do envolvimento com veículos de origem ilícita.
“Nosso foco é identificar veículos irregulares e alertar sobre os riscos e consequências de se envolver com esses crimes. Cada denúncia e cada ação de conscientização faz diferença, e nosso compromisso é garantir mais segurança para a população piauiense”, frisou o delegado Matheus Zanatta, surpreendente de Operações Integradas.





Fogos de Artifício Barulho de fogos no réveillon provoca morte de cão em abrigo de Pedro II
Acidente Morre homem que ficou gravemente ferido em atropelamento na zona rural de Pedro II
Acidente Homem fica gravemente ferido após ser atropelado na zona rural de Pedro II Mín. ° Máx. °