Domingo, 04 de Janeiro de 2026
°

Cultura Coluna do Ernâni

Para início de ano e de conversa

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

03/01/2026 às 08h42
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Para início de ano e de conversa

 

O planeta Terra gira ao redor de seu próprio eixo a cerca de 1.670 km/h. Em torno do Sol nosso planeta gira a 107.000 km/h. A Terra, juntamente com o sistema solar giram ao redor do centro da Via Láctea a 870.000 km/h e levam 240 milhões de anos para dar uma volta completa.

Por sua vez, a via Láctea (o conjunto de 400 bilhões de estrelas que juntamente com o Sol formam nossa galáxia) se deslocam pelo espaço à velocidade de 2.300.0000 km/h (dois milhões e trezentos milhões de quilômetros por hora).

Tudo isso para nos lembrar de que um ano é o tempo de 365 dias e quatro horas durante o qual realizamos todos esses movimentos (e muitos outros) pelo espaço-tempo (porque o tempo e o espaço são unha e carne).

Aviso aos que não estão acostumados com essas ideias que, do ponto de vista do universo, um ano não é nada, já que a idade do mesmo é de aproximadamente 13,8 bilhões de anos.

Até o momento, a Ciência aponta para o fato de que apenas no planeta azul, o terceiro a partir da nossa estrela, o Sol, há um processo físico, químico e biológico chamado de VIDA acontecendo em rede há, pelo menos, 3.5 bilhões de anos.

E dentre os seres vivos, nesse planeta que possui cinco bilhões de anos, há uma espécie que estuda tudo isso, a espécie Homo sapiens.

Fim de ano, início de outro, o tempo passando o bastão de si para si mesmo. O senhor tempo, dono de tudo e de todos. O deus que cria e aniquila tudo. Que come seus próprios filhos.

Nós, seres humanos, estamos enfiados, nos tempos que correm, em uma mudança de ordem mundial como nunca antes. Porque essa mudança atingirá o planeta como um todo. Estamos falando das mudanças ambientais.

Numa escala de zero a dez, o sistema capitalista (que tem pouco mais de duzentos e poucos anos) tem sido o responsável pelo aniquilamento ambiental do planeta em 7,5.

Na verdade, quem está na fila do desaparecimento é a espécie humana. O planeta em si mesmo continuará em sua viagem de milhões e milhões de anos pelo universo afora, ou melhor, pelo universo adentro (já que em se tratando do universo, não há o ‘lado de fora’.

Seja como for, vamos em frente com arte, educação, ciência, literatura e poesia. Conversando, lendo e fazendo de tudo para nos entender. Que o tempo urge, que o tempo muge, que o tempo ruge.

Sinceramente, ‘Feliz 2026

 

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, escritor e poeta. É o autor, dentre outros livros, de “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve para o Portal P2 aos sábados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes